Apresentação musical em escola municipal anima alunos e a comunidade no Oropó

17 de maio de 2022
O espetáculo reuniu pais, estudantes e a comunidade. (Divulgação/PMMC)

O espetáculo musical “Raízes das Américas”, apresentado na noite desta segunda-feira (16/05) na EM Profª Florisa Faustino Pinto, no Oropó, encantou pais, estudantes e a comunidade. O evento, que faz parte da programação em comemoração aos 18 anos da unidade escolar, trouxe diferentes ritmos e sons com a Orquestra Itapety Wind Ensemble e a participação dos alunos do projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes.

“Começamos apresentando o processo de trabalho com a banda de nossa escola, que está em renovação após esses dois anos de pandemia. O objetivo é de que os pais conheçam o projeto e vejam a importância na vida das crianças. Com a Orquestra, fizemos uma mescla do que é a cultura musical americana em geral”, contou o maestro Israel Cardoso, que coordena o projeto Pequenos Músicos na Escola e faz parte da direção artística da Orquestra Itapety Wind Ensemble.

Com as participações especiais do solista internacional Marcos Pacheco e do maestro colombiano Christian Castillo, os músicos tocaram diferentes ritmos desde a América do Norte a sons bem brasileiros, como o baião. O ritmo nordestino foi o preferido da família do aluno João Paulo Fernandes, do 5º ano do ensino fundamental que toca percussão na banda da unidade escolar. “Gostamos mais do baião, que homenageou o nosso Nordeste. Foi muito bom, saímos da rotina”, disse o pai do aluno Francisco Raimundo da Silva Filho.

A proposta da escola é realizar novas apresentações. “Foi um momento mágico, que pretendemos estender para outras noites como essa. A parceria entre a escola e a comunidade cada vez mais está crescendo”, disse Vanilde Cássia dos Santos, vice-diretora da unidade escolar. A programação pelos 18 anos da escola terá continuidade com as inaugurações do Jardim das Leituras, do espaço da Gibiteca e ainda do FlorisaLab, que também terá uma exposição fotográfica.