Bandas de duas escolas municipais conquistam troféus em etapa de festival em São Paulo

21 de novembro de 2022

A Banda Sinfônica Mário Portes, da EM Prof. Mario Portes, em Jundiapeba, conquistou neste domingo (20/11) o primeiro lugar na fase eliminatória da etapa regional do Festival Estudantil de Música e Corais da Cidade de São Paulo, realizado pela Secretaria Municipal de Educação da capital paulista. No sábado (19/11), a EM Profª Cynira Oliveira de Castro, na Vila Suissa, conquistou a vitória na categoria especial livre em outra fase do festival.

Com a conquista dos jovens músicos de Jundiapeba, eles estão classificados para participar da final no dia 3 de dezembro. Além dos troféus, os grupos receberam o cerificado de ouro destinado às bandas com elevada pontuação. “Nossos alunos, preparados pela equipe, foram e desempenharam muito bem com louvor. Nossa participação me deixa muito orgulhoso e feliz do resultado da dedicação e empenho de todos”, disse Aguinaldo Pires, que liderou o grupo e é coordenador do núcleo.

A banda foi composta por 48 músicos, dentre eles os monitores de Percussão, Thiago Silva; de Metais, Fernanda Soares e Anderson Rodrigues e de Madeiras, Clayno Guilherme. A música avaliada foi “Novena”, de James Swearinger e houve tempo ainda para apresentar “Um dia de Cão”, do musical “Os Saltimbancos”, realizado pela escola. A preparação começou depois do espetáculo e envolveu os jovens de setembro a novembro.

A EM Profª Cynira Oliveira de Castro levou 36 alunos, que competiram com mais dois grupos em sua categoria. Foram apresentadas as peças musicais “Sweet Child O' Mine”, de Guns N' Roses e “Timidez”, da dupla Victor e Leo. As crianças ensaiaram as músicas desde agosto com o regente Edson Paulo Rafael, que comandou o grupo na apresentação e também liderou a vitória da EM Profª Etelvina Cáfaro Salustiano, no Conjunto Jefferson, na etapa anterior do festival.

Os Pequenos no Vasques
Ainda neste final de semana, encerrando a temporada 2022 da série de concertos “Os Pequenos no Vasques”, as bandas da EM Dr. Álvaro de Campos Carneiro, em Jundiapeba e do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, no Botujuru, se apresentaram na noite deste domingo (20/11) no auditório do Cemforpe. O local foi alterado devido à quantidade de alunos.

Na musicalização, as duas primeiras apresentações foram do Cempre, que trouxe seu Coral Inclusivo em libras e a Orquestra de Flautas doce do Cempre Limongi. Os alunos da EM Dr. Álvaro apresentaram a Ciranda de roda e a música “Asa Branca”, com a banda de percussão com instrumentos melódicos.
As bandas sinfônicas foram separadas por nível. Primeiro, se apresentou a Banda Iniciante da escola de Jundiapeba. Na sequência, a Banda Intermediária com alunos das duas unidades e finalizando a apresentação, a Banda Avançado do Cempre do Botujuru.

As escolas fazem parte dos projetos de educação musical, promovidos pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação. O Cempre Prof. José Limongi Sobrinho e as escolas municipais Prof. Mario Portes e Dr. Álvaro de Campos Carneiro fazem parte do “Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola”, gerido pela Sinfônica Mogi e as escolas municipais Profª Cynira Oliveira de Castro e Profª Etelvina Cáfaro Salustiano integram o “Pra Ver a Banda Passar”, administrado pela Associação dos Regentes de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes (AFABAMC).