Bandas de escolas municipais são campeãs em Festival Estudantil da Cidade de São Paulo

05 de dezembro de 2022

Após o sucesso na fase eliminatória, as bandas das escolas municipais Prof. Mario Portes, em Jundiapeba, e Profª Cynira Oliveira de Castro, na Vila Suissa, conquistaram o título em suas categorias neste sábado (03/12) na final do Festival Estudantil da Cidade de São Paulo. Os grupos fazem parte dos projetos de educação musical, promovidos pela Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes.

A Banda Sinfônica Mario Portes, que integra o projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, foi campeã na categoria livre. “Estamos muito felizes com o resultado deste trabalho que fizemos com toda a equipe durante o ano. A apresentação superou a expectativa, eles tocaram muito bem e foi realmente emocionante” , disse o maestro e coordenador do núcleo, Aguinaldo Pires.

O grupo, composto por 48 jovens músicos, abriu sua apresentação com “Impact”, de Sean O'loughlin, que foi avaliada pelo júri. A música Trem das Onze, levou o prêmio de melhor interação com o público. Os pais puderam acompanhar a performance da banda em uma live nas redes sociais.  O Festival Estudantil de Música e Corais da Cidade de São Paulo, realizado pela Secretaria Municipal de Educação da capital paulista.

Na categoria especial livre, a banda da EM Profª Cynira Oliveira de Castro levou o título de sua categoria e também recebeu o certificado de ouro, destinado a grupos com elevada pontuação. Os 36 alunos, que compõe o grupo, apresentaram um medley de rock e a música “Timidez”, de Victor e Leo sob regência de Edson Paulo Rafael. A escola faz parte do projeto Pra Ver a Banda Passar.

O projeto “Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola”, gerido pela Sinfônica Mogi e o “Pra Ver a Banda Passar”, administrado pela Associação dos Regentes de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes (AFABAMC). As entidades atuam em parceria com a Secretaria de Educação.