Caqui Inova encerra programação de atividades com palestra e premiação de concurso

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

30 de setembro de 2022

O auditório do Cemforpe ficou lotado para o encerramento do Caqui Inova, realizado na noite desta quinta-feira (29/09). O evento contou com a palestra magna “Como as startups e a inovação estão transformando as organizações”, realizada em parceria com o Sebrae-SP e ministrada por Edson Mackeenzy, reconhecido como um dos empreendedores mais influentes do Brasil.

O resultado do concurso para escolha do selo de comemoração pelos 5 anos do Polo Digital também foi anunciado. Os vencedores foram Henrique Marques Oliveira e Davi César Teófilo da Fonseca, alunos do curso de publicidade e Propaganda do Centro Universitário Braz Cubas.

“É um sentimento muito legal estar aqui neste momento. Isso é fruto de um trabalho que vem acontecendo há mais de dez anos. Há algum tempo, cansados de trabalhar em São Paulo, reunimos um grupo de empreendedores e percebemos que ou começávamos a fazer com que a cidade gerasse empregos em Mogi das Cruzes ou nós, nossos filhos e netos continuariam indo trabalhar lá. Temos na cidade, grandes universidades, empresas e um ambiente que propicia a inovação. O sucesso Caqui Inova mostra este ambiente favorável”, destacou o prefeito Caio Cunha.

Durante três dias, o Caqui Inova levou à população de Mogi das Cruzes uma programação repleta de conteúdo de qualidade sobre o tema da inovação e suas diversas formas de aplicação para o empreendedorismo, as empresas e o poder público. Foram realizadas painéis com profissionais de grandes empresas brasileiras e internacionais, workshops e mentorias. A programação também contou com a Sala da Indústria e atividades de batalhas de robôs, café com startups, exposições de trabalhos acadêmicos, apresentação imersiva no metaverso.

O empreendedor e palestrante Edson Mackeenzy destacou a importância da discussão sobre inovação e a realização de eventos como o Caqui Inova para fomentar o comportamento inovador e empreendedores. Esta foi a primeira vez que ele esteve em Mogi das Cruzes.

“Troquei muito como pessoal, estou conectado com muita gente aqui e entendi que as pessoas me ouviram também e se conectaram com a mensagem que eu queria compartilhar. Inovação é muito mais que coisas na tomada, que usam bateria ou instalam no telefone. É este comportamento, esta vontade que a gente tem de se colocar em uma posição de vulnerabilidade, de aprender. O Caqui Inova trouxe uma oportunidade única não só para quem estava aqui ouvindo, mas também para mim, que pude compartilhar um pouco do que venho aprendendo nos últimos anos”, afirmou.

Ele também deixou uma mensagem para os empreendedores de Mogi das Cruzes que estão desenvolvendo startups na cidade. “A gente tem uma cultura que tem muito medo do erro. Mas ele tem de ser olhado com carinho. É uma oportunidade de aprender o que fazer. As startups podem chegar muito longe desde que tenham esta coragem de experimentar e seguir em frente. Então, minhas dicas são: primeiro, façam e segundo, gerem resultados”, disse.

Concurso

Durante o evento de encerramento do Caqui Inova também foram premiados os vencedores do Concurso Selo do Polo Digital 5 anos. A iniciativa foi realizada em uma parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes, as instituições de ensino superior com cursos presenciais na cidade, a Associação dos Profissionais de Propaganda (APP) e o Alto Tietê Valley.

Participaram alunos dos cursos de Design Gráfico, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Braz Cubas, da Universidade de Mogi das Cruzes e da unidade mogiana da Fatec. Os trabalhos apresentados pelos alunos foram julgados por representantes da APP, do Alto Tietê Valley, do Polo Digital e das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Inovação e de Transparência e Comunicação Social.

Os alunos do curso de publicidade e Propaganda Henrique Marques Oliveira e Davi César Teófilo da Fonseca conquistaram o primeiro lugar e o selo criado por eles será utilizado durante o próximo ano nas ações do Polo Digital.

“Foi uma ótima experiência. Entramos para ver como funcionava e acabamos chegando na final e vencendo. Estamos muito felizes”, disse Davi César. “Foi muito gratificante. Tivemos muita confiança, persistência e estudo”, completou Henrique.

Ação Social

Ao longo dos três dias do Caqui Inova, a startup Soulcial realizou uma gincana com o objetivo de reformar a quadra poliesportiva da Associação Social para Educação e Tratamento dos Excepcionais (ASETE). A iniciativa utiliza os créditos da Nota Fiscal Paulista para apoiar entidades.

Para participar, o interessado deve baixar o aplicativo da startup e clicar no banner “Gincana Caqui Inova”. O consumidor, então, pode fazer a doação dos seus créditos de cupons fiscais e ajudar a viabilização da reforma.

O Caqui Inova foi realizado em uma parceria entre as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Inovação e de Transparência e Comunicação Social, com co-realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Sebrae Startups, do Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia (CMIT), da Faculdade de Tecnlogia (Fatec) de Mogi das Cruzes, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão (Agestab), Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), Centro Universitário Braz Cubas e Alto Tietê Valley.

Também participaram da cerimônia de encerramento, a vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler, o presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação da Assembleia Legislativa, deputado Sérgio Victor, o vereador Pedro Komura, representantes do Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia e de entidades parceiras.