Secretaria de Educação
Conselheiros mirins de escolas municipais de Mogi das Cruzes visitaram nesta sexta-feira (12/09) o prédio-sede da Secretaria de Educação, no Centro Cívico, e o Departamento de Alimentação Escolar (DAE), em Braz Cubas. O objetivo é levar os estudantes para os espaços públicos importantes na gestão da cidade, incentivando a formação de cidadãos participativos na sociedade.
Para a secretária de Educação, Darly Carvalho, iniciativas como essa aproximam os alunos do funcionamento da gestão pública. "É uma oportunidade de mostrar para as crianças que elas podem e devem participar das decisões que envolvem a escola e a comunidade. Essa vivência desperta neles o senso de responsabilidade e cidadania", destacou.
No DAE, pela manhã, cerca de 15 estudantes foram recebidos pela diretora do departamento, Valquiria Tamura. Os alunos conheceram o trabalho realizado pelo setor, como o armazenamento e distribuição de alimentos para as escolas e a elaboração do cardápio. O destaque foi uma palestra sobre alimentação saudável.
De forma lúdica, eles aprenderam a importância de se alimentar bem e também a incentivar os colegas a consumirem os alimentos oferecidos nas escolas. "Aprendemos bastante coisa. Fazer parte do conselho é importante para ajudar na organização na escola", contou Sarah Aimee Mantoan da Silva, 10 anos, estudante da EM Prof. Primo Villar (Boa Vista). Alunos das escolas municipais Narcisa das Dores Pinto (Jardim Aracy) e Kaoru Hiramatsu (Rodeio) também participaram da visita.
Já no período da tarde, outros 30 conselheiros mirins visitaram os departamentos e setores do prédio-sede da Secretaria Municipal de Educação. Eles percorreram os três andares, tiraram dúvidas sobre o funcionamento da Pasta e conversaram com servidores. O momento mais aguardado foi a roda de perguntas com a secretária de Educação, em que os estudantes puderam questionar diretamente sobre a administração da rede municipal.
A coordenadora do CEMPRE Prof. Sérgio Moretti (Jundiapeba), Kadja Santos Mendonça, acompanhou o grupo e destacou o impacto da experiência. "Foi uma visita maravilhosa. As crianças estavam ansiosas para conhecer a Secretaria e descobrir como tudo funciona. Esse contato aumenta o interesse delas em participar e compreender a gestão da Educação", afirmou.
A aluna Julia Ramos Martins, de 10 anos, da EM Prof. Sérgio Hugo Pinheiro (Jardim Nove de Julho), se animou com a visita. "Eu gostei muito, aprendi coisas muito legais. Eu não sabia que tinham vários setores", relatou. Também participaram alunos da EM(R) Prof. Cid Torquato (Barragem), EM Prof. Adolfo Cardoso (Quatinga) e EM(R) Geralda Ferraz de Campos (Rio Abaixo).
Atualmente são 14 escolas com os conselhos mirins já eleitos e outras 30 em fase de implantação. O projeto é coordenado pelo Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação. Na última quarta-feira (10/09), diretores, vice-diretores e coordenadores da rede municipal participaram de uma visita à EMEF Espaço de Bitita, na capital. A escola é certificada pela Unesco e vencedora de prêmios nacionais de valorização e inclusão educacionais.