Educação humanizada foi tema do ciclo de visitas do professor José Pacheco em escolas municipais

Secretaria de Educação

06 de agosto de 2021
Visita do educador José Pacheco no Cempre Oswaldo Regino Ornellas, em Jundiapeba. (Divulgação/PMMC)

A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes recebeu, entre os dias 26 de julho e 6 de agosto, o educador e antropólogo José Pacheco, especialista em leitura e escrita, mestre em ciência da educação, idealizador da Escola da Ponte, em Portugal e referência internacional em inovação. Em dez escolas da rede municipal, o professor participou de rodas de conversa com pais, alunos e professores sobre educação humanizada e novos olhares para os processos educativos.

Os educadores destacaram a importância de receber nas unidades escolares uma referência internacional em inovação pedagógica e social. “As visitas tiveram intuito de dialogar sobre novos olhares para os processos educativos, por uma Educação Humanizada, integral em Comunidades de Aprendizagem. O professor traz uma visão humanizada da educação. Ele diz ‘escolas sessão pessoas e pessoas são os seus valores’”, observou Ana Julia Bernardo, chefe de divisão.

As visitas já estão impactando a prática dos educadores. “Depois da roda de conversa que tivemos com o professor Pacheco, eu não consegui mais olhar os meus alunos com os mesmos olhos. Perguntei a um grupo de seis alunos que estavam na escola o que gostariam de aprender e eles tiveram uma reação muito interessante, ficaram surpreendidos”, contou a professora Beatriz Oliveira Lima, do Cempre Ver. Ivan Nunes Siqueira, no Jardim Oropó. A unidade foi a primeira a ser visitada pelo professor. 

O ciclo de visitas terminou na EM Profª Florisa Faustino Pinto, no Jardim Santos Dumont. “Foi uma injeção enorme de ânimo para a gente continuar fazendo o melhor pela educação das nossas crianças, principalmente, na comunidade em que estamos inseridos. O professor Pacheco tem uma visão muito sensível e de muito amor pela educação”, disse Tainá Rodrigues, coordenadora pedagógica da unidade escolar. 

Pacheco esteve em unidades escolares na Vila Brasileira, Jundiapeba, Vila Estação, Quatinga, Conjunto Santo Ângelo. O acompanhamento foi feito pelo Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação.