Educação promove formação on-line sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

Secretaria de Educação

16 de dezembro de 2021
O encontro reuniu representantes do Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, da Secretaria Municipal de Finanças e do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE). (Div . . .

A Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes promoveu na manhã desta quinta-feira (16/12) uma formação on-line sobre os principais aspectos da nova resolução do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, ministrada por Maria Julia de Miguel Amistá, técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. O encontro reuniu representantes do Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, da Secretaria Municipal de Finanças e do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE).

A abertura foi feita pelo secretário nunicipal de Educação, André Stábile. “Nesta pandemia, muitas crianças ficaram sem acesso à alimentação, não há dúvidas de que houve m prejuízo nutricional para as crianças mais vulnerabilizadas. Temos investido e feito todo o possível para melhorar isso e resgatar a já premiada e muito reconhecida alimentação escolar de Mogi das Cruzes”, disse. A formação foi organizada pela Divisão de Relações Institucionais da Secretaria Municipal de Educação.

A formação abordou as diretrizes e os documentos norteadores do PNAE; as responsabilidades do nutricionista técnico responsável pela execução do programa; a aquisição de alimentos, Agricultura Familiar e a aplicação dos recursos no âmbito do PNAE e o papel do CAE para a garantia da oferta da alimentação escolar saudável e adequada. “O controle social do PNAE é um espaço de diálogo entre a sociedade e a gestão pública. O CAE tem que ser um parceiro da gestão pública. É um espaço de articulação”, observou a palestrante.  

Maria Julia é nutricionista, Mestre e Doutora em Ciências e analista Sênior do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) com atuação na Coordenação de Educação e Controle Social (COECS) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/Brasília) pelo CECANE/UFPR. Para a presidente do CAE, Aparecida Peres dos Santos Francisco, diretora da EM Profª Cleonice Feliciano, no Jardim Piatã, o encontro foi positivo. “Foi muito enriquecedor e esclarecedor. Precisávamos de uma fala item por item para entender melhor”, disse.