Educação promove projeto “Horta: Território dos Sabores” com foco na alimentação saudável

Secretaria de Educação

17 de novembro de 2022
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Departamento de Alimentação Escolar (DAE) em conjunto com a Escola Ambiental/Departamento Pedagógico (Deped) da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes começou, em outubro, o projeto de Educação Nutricional “Horta: Território dos Sabores”. O mês foi escolhido pela ONU para representar a alimentação saudável. O objetivo é trazer ao conhecimento dos alunos as hortaliças oferecidas no cardápio escolar, além de incentivar a implantação de hortas e composteiras em escolas e creches.

As unidades escolares receberam folhetos informativos, que foram entregues aos alunos. Para auxiliar o trabalho em sala de aula, os professores receberam um material de alinhamento com as Orientações Didáticas para subsidiar as discussões e as atividades sobre o tema do projeto. O material foi elaborado pelo Deped em parceria com o DAE e traz as hortaliças consumidas pelos alunos na merenda escolar. É ressaltada a importância da agricultura familiar que abastece não só as escolas e creches de Mogi, como também a região metropolitana de São Paulo. 

No dia quatro de novembro, como parte do projeto, foi realizada uma oficina com a técnica do Deped responsável pela Escola Ambiental, Angélica Lucas Bezerra,  sobre compostagem e minhocário. A formação aconteceu na sede da escola em Jundiapeba e contou com a parceria da organização, Culinária do Saber, que é focada em uma culinária saudável e sustentável para as crianças e profissionais escolares.

Gestores e profissionais das escolas municipais e creches subvencionadas, que participaram da dinâmica, tiveram a oportunidade de conhecer os diferentes tipos de composteiras,  as etapas do funcionamento,  o ciclo dos resíduos orgânicos e a produção de biofertilizantes e seus benefícios. No final da formação, os participantes ouviram sobre a importância da compostagem para atenuar os impactos ambientais e potencializar a Educação Ambiental para a sustentabilidade - Agenda 2030. 

O CEIM Prof.ª Amália Thereza Manna de Jesus, localizado na Vila Lavínia, é uma das unidades que utiliza hortaliças e temperos plantados na horta da própria escola na refeição dos alunos. “O projeto foi significativo para as crianças, funcionários e pais. Eles gostaram de saber que as crianças estão aprendendo sobre horta e alimentos”, disse a diretora Maria Cristina Ruiz. A unidade escolar participou da formação e foi a sorteada para a receber uma composteira doada pela empresa Furnas Centrais Elétricas S/A por meio de uma parceria com a Escola Ambiental. A Creche Sant'Ana, no Centro e a Creche Sueli Pereira dos Santos, em Sabaúna, também desenvolvem hortas com os pequenos.

Para a nutricionista do DAE, Bruna Mariana Braga, “No ano passado, devido à pandemia, abordamos os cuidados e higienização dos hortifrutis. Neste ano complementamos esse tema com informações sobre os locais de produção e os produtores, no caso a agricultura familiar”. Além dos cuidados e origem dos vegetais, a profissional ressaltou a importância da compostagem. “Neste projeto, trazemos a importância de se ter uma composteira a partir de um plano de ensino detalhado sobre o tema. Ela reduz o desperdício, contribuindo para a sustentabilidade”, concluiu.