Encontro de formação da alimentação escolar capacita 700 profissionais

Secretaria de Educação

18 de julho de 2025
A secretária de Educação, Darly Carvalho, e a adjunta da Pasta, Maria Aparecida Cervan Vidal, participaram das formações. (Divulgação/PMMC)

A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, por meio do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), realizou, nesta quarta e quinta-feira (16 e 17/07) no Auditório do Cemforpe, o Encontro de Formação dos Auxiliares de Desenvolvimento da Educação (ADEs) e Manipuladores de Alimentos 2025. Os profissionais, que atuam nas cozinhas da rede municipal de ensino, foram divididos em dois grupos com cerca de 350 pessoas por dia. 

A secretária de Educação, Darly Carvalho, abriu as formações com a leitura de um texto sobre o trabalho em equipe. “Trago a mensagem de trabalho e compromisso da prefeita Mara Bertaiolli com a educação e a nossa equipe. É necessário que a gente consiga compreender todo o trabalho de cooperação e de harmonia que acontece em nossos espaços. Vocês são parte dessa equipe que possibilita que os nossos alunos se desenvolvam a partir de uma alimentação saudável com uma pitada de amor, com as colheradas de carinho, fazendo com que nossa merenda seja realmente de qualidade e volte a ser a melhor do Estado”, destacou.

Os profissionais são responsáveis pela alimentação dos mais de 47 mil alunos da rede municipal de ensino em 211 unidades escolares. A titular da Pasta agradeceu o trabalho desenvolvido nas escolas. “Quero agradecer a cada um e dizer que estamos buscando ações e perspectivas diferenciadas que possibilitem facilitar o trabalho de vocês nas cozinhas, melhorando sua qualidade de trabalho e a qualidade de vida de cada um”.

A secretária adjunta de Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal, falou sobre o trabalho que tem sido feito pela atual administração. “A prefeita Mara Bertaiolli tem a educação como prioridade e sabemos do seu empenho para que as crianças recebam o melhor, a melhor alimentação, a melhor formação e a melhor qualidade em si. Este é um momento de reflexão e esperamos que todos saiam daqui com novos objetivos para que possamos fazer o melhor pelos nossos alunos”.

O autocuidado em diferentes aspectos foi tema da palestra da psicóloga educacional Katya Regina de Souza Barbosa, que atua há 14 anos na rede municipal na equipe do Pró-Escolar. “Autocuidado não é cuidar da doença, é cuidar e promover a saúde. A Organização Mundial da Saúde diz que este é um ponto muito importante para que nós possamos manter a saúde e evitar que utilizemos os serviços de saúde de urgência e emergência em situações que podem ser cuidadas no dia a dia”, observou. A profissional também abordou ações de gerenciamento e planejamento sobre o tema. 

A diretora do DAE, Valquiria Tamura, coordenou a programação e destacou a importância dos profissionais para os estudantes. “Todos e cada um de nós somos importantes para uma educação de qualidade. Vocês são o primeiro contato das crianças e são responsáveis por construir relações afetivas extremamente significativas e importantes com eles”.

A programação também contou com a participação do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), que apresentou suas atribuições e competências, destacando o objetivo de contribuir para uma alimentação de qualidade para os estudantes da rede municipal. Ana Cláudia Brigido, responsável pelas Dietas Especiais no DAE, apresentou os diferentes tipos de patologia e os alimentos para estes alunos devem ser oferecidos nas escolas.  

A nutricionista responsável pelo departamento Elisângela Teixeira falou sobre “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos”, observando a importância de rever os procedimentos adotados no dia a dia das cozinhas e a importância do trabalho realizado pelos profissionais. “Sabemos do carinho que vocês empregam no preparo e como se dedicam para as coisas acontecerem nas escolas. Somos gratas ao trabalho que vocês realizam. É um trabalho em equipe, em que todos são importantes”.