Escola Ambiental de Mogi das Cruzes celebra as florestas e Dia da Água com circuito ambiental

22 de março de 2024
Angélica Lucas, técnica pedagógica que atua na Escola Ambiental, reforçou que “o caminho das águas através das florestas contribui na proteção dos mananciais". (Divulgação/PMMC)

A Escola Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes realizou, nesta quinta-feira (21/03) em sua sede em Jundiapeba, o Circuito Ambiental “Florestas - Caminho das águas”. A ação envolve duas datas importantes, o Dia Internacional das Florestas, comemorado no dia 21 e o Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (22/03), datas instituídas pela Organização das Nações Unidas. As atividades reuniram alunos da EM João Antonio Batalha, da Chácara Santo Ângelo.

O circuito ambiental surgiu com o objetivo de sensibilizar os estudantes sobre a importância das florestas na manutenção do equilíbrio ambiental para a regulação do ciclo hidrológico e a disponibilidade de água no planeta. A Mata Atlântica, um dos biomas mais ricos do mundo, e que faz parte de Mogi das Cruzes, também foi destaque da programação realizada com os estudantes dos 1º, 3º, 4º e 5º anos. O circuito foi realizado no viveiro de mudas nativas e na área do observatório natural da Escola Ambiental.

O trajeto foi dividido em quatro estações: sensibilização sobre o uso da água (rotina diária, produção de alimentos, funcionamento dos ecossistemas e a importância para a saúde e sobrevivência) e a importância dos rios; reflexão sobre as florestas, identificação das principais características da Mata Atlântica na região de Mogi das Cruzes e o curso de água do rio Tietê; o sabor da biodiversidade com informações sobre a fruta nativa cambuci e a socialização dos saberes.

Ao final do circuito, os estudantes compartilharam o que aprenderam e expressaram sua surpresa ao conhecerem mais sobre o cambuci. Todos firmaram o compromisso de proteger e preservar as florestas, como também, utilizarem a água com responsabilidade e parcimônia. Angélica Lucas, técnica pedagógica que atua na Escola Ambiental, reforçou que “o caminho das águas através das florestas contribui na proteção dos mananciais, limita o excesso da vazão das chuvas e colabora com a qualidade das águas. Então a floresta precisa da água e a água precisa da floresta”.