Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista recebe visita de representantes de Osasco

Secretaria de Educação

07 de março de 2025
Os ambientes da unidade foram apresentados pela diretora Mônica Souza, da Associação Madre Esperança de Jesus – AME Jesus, organização da sociedade civil, responsável pelo atendimento clínico . . .

A Escola Clínica Transtorno do Espectro Autista Profª Neuraide Rezende da Silva Fujita, no Rodeio, recebeu na manhã desta quinta-feira (06/03) a visita de representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal de Osasco (SP). O encontro teve como objetivo conhecer o trabalho desenvolvido em Mogi das Cruzes, que será referência para as atividades direcionadas às pessoas com TEA no município.

Os representantes foram recebidos no prédio-sede da Secretaria de Educação, no Centro Cívico, pela secretária de Educação, Darly Aparecida de Carvalho. “Conversamos sobre o atendimento que oferecemos em nossa cidade e como estamos reorganizando o trabalho neste início de gestão. Criamos um grupo de trabalho dedicado à elaboração de políticas públicas da Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva”, disse.

Na Escola Clínica, o grupo conversou com a diretora do Departamento de Educação Especial e Inclusiva da Pasta, Cláudia Regueiro, que falou sobre os equipamentos e como é feito o atendimento aos alunos. A Secretaria de Educação conta com a Escola Municipal de Educação Especial (Emesp) Profª Jovita Franco Arouche, o Pró-Escolar e as salas polo de Atendimento Educacional Especializado.

Os ambientes da unidade foram apresentados pela diretora Mônica Souza, da Associação Madre Esperança de Jesus – AME Jesus, organização da sociedade civil, responsável pelo atendimento clínico e terapêutico. “Vocês estão de parabéns pela localização, a estrutura e as pessoas. A gente vê que todos estão engajados”, disse a secretária executiva da Pessoa com Deficiência de Osasco, Pastora Cristiane Celegato. 

A gerente de Atendimento Educacional Especializado da Secretaria de Educação do município visitante, Gisleine de Cassia Soares Vianni, destacou a organização e os atendimentos oferecidos. “Hoje entendemos mais um pouco de como a gente pode fazer no nosso município um serviço como esse, tanto na organização quanto nas especialidades oferecidas”. Estiveram presentes também o vereador Batista de Sousa Moreira e Raquel Dias, ativista e mãe de crianças com TEA. A visita foi agendada pelo vereador mogiano Johnny Fernandes da Silveira.