Escola municipal da Vila Brasileira recebe projeto Futebol de Rua pela Educação

11 de maio de 2022
As atividades serão no contraturno das aulas e atenderão cerca de 100 alunos. (Divulgação/PMMC)

Estudantes da Escola Municipal Profª Doracy Baptista de Campos Pereira, na Vila Brasileira, deram, na última semana, o pontapé inicial do projeto Futebol de Rua pela Educação, promovido pelo Instituto Futebol de Rua com apoio das secretarias municipais de Educação e Esporte e Lazer. As atividades serão no contraturno das aulas, às segundas e sextas-feiras, e deverão ser atendidos cerca de 100 alunos.

O primeiro dia da iniciativa na escola foi acompanhado pela secretária de Educação, Patricia Helen Gomes dos Santos, a adjunta da Pasta, Andréa Souza e o secretário de Esporte e Lazer, Gustavo Nogueira. A prática da modalidade na escola será acompanhada por um pedagogo e um professor de educação física do Instituto.

O projeto, aprovado pelo Ministério dos Esportes em 2009, apresenta uma proposta educativa baseada no conceito do esporte para desenvolvimento humano, com foco na formação humana e esportiva das crianças, abordando conceitos como a cultura de Paz, educação socioemocional, cooperação, integração e habilidades da modalidade.

O público-alvo são crianças e adolescentes de ambos os sexos, entre 07 e 13 anos matriculados em escola pública e vivendo em região de risco social. O Instituto atua em prol da inclusão esportiva de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, permitindo uma melhora significativa nas condições de aprendizado, cidadania e formação de valores.