Escolas municipais de tempo integral promovem “ETI de Portas Abertas” para comunidade

Secretaria de Educação

30 de novembro de 2022
facebook whatsapp
Acessibilidade

Escolas municipais abriram as portas neste mês de novembro para os alunos e familiares conhecerem os projetos e atividades desenvolvidas no Programa Escola de Tempo Integral (ETI) de Mogi das Cruzes, realizado pela Secretaria de Educação. O projeto recebeu o nome de “ETI - Portas Abertas” e foi desenvolvido pelo Departamento Pedagógico (DEPED) da Pasta em conjunto com as equipes das unidades escolares que fazem parte do programa. O objetivo é apresentar às escolas para a comunidade local

No último sábado (26/11), o Cempre Drª. Ruth Cardoso, no Jardim Layr, recebeu os alunos e familiares para apresentações culturais e esportivas relacionadas à inclusão e diversidade, temas abordados no decorrer deste ano. No mesmo dia, a EM. Prof.ª Guiomar Pinheiro Franco, no Jardim São Pedro, promoveu a “Festa da Família na Escola”, que englobou uma feira de empreendedorismo comunitário e apresentações dos alunos do ensino regular e das oficinas de tempo integral. “O retorno dos pais foi extremamente positivo. Tivemos momentos formativos com uma abordagem conceitual leve e descontraída”, disse o diretor Thiago Martins. 

Para a técnica pedagógica do DEPED, Tatiane Costa, “Abrir as portas destas escolas é apresentar à comunidade local e aos familiares o trabalho que é desenvolvido no período integral e, ainda, convidá-los a participar ativamente desses processos. A atividade contribui para que haja a articulação entre os diferentes espaços e tempos de aprendizagem dos estudantes e a integração entre escola e família”. Atualmente 30 escolas de ensino fundamental participam do programa Escola Tempo Integral. As escolas municipais Profª Maria Eugênia Fochi de Araújo, no Parque Residencial Itapety e Prof. Adolfo Martini, na Vila Industrial, também fizeram apresentações no sábado (26/11).

A E.M.Dr Luiz Beraldo de Miranda, no Parque Olímpico, também abriu as portas no dia 19. No evento, os alunos participantes do projeto Pequenos Músicos realizaram uma apresentação que emocionou a todos. Shows de talentos, exposições, danças e peças de teatro também fizeram parte da programação. A EM(R) Eunice de Almeida, em Taiaçupeba, realizou no dia 7 um conjunto de exposições e atividades elaboradas pelos alunos com a temática da Copa do Mundo, além de apresentações de judô, ginástica e teatro. “Foi um dia muito gostoso com as famílias e todos os alunos na escola”, concluiu a diretora Queila Tome da Silva Nogueira. 

“Na minha visão, a iniciativa foi um sucesso, pois muitos pais e responsáveis tiveram a oportunidade de ver o produto de algumas oficinas, sobretudo, entender mais a dinâmica do integral”, disse o diretor do Cempre "Profº José Limongi Sobrinho, no Botujuru, André de Paula Maia. A unidade promoveu o “ETI de Portas Abertas” no começo deste mês um circuito de apresentações e exposições, cujo tema foi a cultura brasileira. “Todas as crianças participaram e se envolveram nas atividades. O projeto potencializa os alunos, destacando-os em diversas áreas, como dança, arte e judô”, disse o professor de teatro da unidade escolar, Bruno Lima.