Escolas municipais de tempo integral promovem “ETI de Portas Abertas” para comunidade

Secretaria de Educação

30 de novembro de 2022
Alunos do Cempre Dra Ruth Cardoso fizeram apresentações culturais e esportivas relacionadas à inclusão e diversidade. (Divulgação/PMMC)

Escolas municipais abriram as portas neste mês de novembro para os alunos e familiares conhecerem os projetos e atividades desenvolvidas no Programa Escola de Tempo Integral (ETI) de Mogi das Cruzes, realizado pela Secretaria de Educação. O projeto recebeu o nome de “ETI - Portas Abertas” e foi desenvolvido pelo Departamento Pedagógico (DEPED) da Pasta em conjunto com as equipes das unidades escolares que fazem parte do programa. O objetivo é apresentar às escolas para a comunidade local

No último sábado (26/11), o Cempre Drª. Ruth Cardoso, no Jardim Layr, recebeu os alunos e familiares para apresentações culturais e esportivas relacionadas à inclusão e diversidade, temas abordados no decorrer deste ano. No mesmo dia, a EM. Prof.ª Guiomar Pinheiro Franco, no Jardim São Pedro, promoveu a “Festa da Família na Escola”, que englobou uma feira de empreendedorismo comunitário e apresentações dos alunos do ensino regular e das oficinas de tempo integral. “O retorno dos pais foi extremamente positivo. Tivemos momentos formativos com uma abordagem conceitual leve e descontraída”, disse o diretor Thiago Martins. 

Para a técnica pedagógica do DEPED, Tatiane Costa, “Abrir as portas destas escolas é apresentar à comunidade local e aos familiares o trabalho que é desenvolvido no período integral e, ainda, convidá-los a participar ativamente desses processos. A atividade contribui para que haja a articulação entre os diferentes espaços e tempos de aprendizagem dos estudantes e a integração entre escola e família”. Atualmente 30 escolas de ensino fundamental participam do programa Escola Tempo Integral. As escolas municipais Profª Maria Eugênia Fochi de Araújo, no Parque Residencial Itapety e Prof. Adolfo Martini, na Vila Industrial, também fizeram apresentações no sábado (26/11).

A E.M.Dr Luiz Beraldo de Miranda, no Parque Olímpico, também abriu as portas no dia 19. No evento, os alunos participantes do projeto Pequenos Músicos realizaram uma apresentação que emocionou a todos. Shows de talentos, exposições, danças e peças de teatro também fizeram parte da programação. A EM(R) Eunice de Almeida, em Taiaçupeba, realizou no dia 7 um conjunto de exposições e atividades elaboradas pelos alunos com a temática da Copa do Mundo, além de apresentações de judô, ginástica e teatro. “Foi um dia muito gostoso com as famílias e todos os alunos na escola”, concluiu a diretora Queila Tome da Silva Nogueira. 

“Na minha visão, a iniciativa foi um sucesso, pois muitos pais e responsáveis tiveram a oportunidade de ver o produto de algumas oficinas, sobretudo, entender mais a dinâmica do integral”, disse o diretor do Cempre "Profº José Limongi Sobrinho, no Botujuru, André de Paula Maia. A unidade promoveu o “ETI de Portas Abertas” no começo deste mês um circuito de apresentações e exposições, cujo tema foi a cultura brasileira. “Todas as crianças participaram e se envolveram nas atividades. O projeto potencializa os alunos, destacando-os em diversas áreas, como dança, arte e judô”, disse o professor de teatro da unidade escolar, Bruno Lima.