Escolas municipais do Conjunto Jefferson receberam kits do Expresso do Brincar

23 de novembro de 2022

O CEIM Prof. Takao Ikeda e a EM Profa Etelvina Cáfaro Salustiano, no Conjunto Jefferson, receberam na última segunda-feira (21/11) brinquedos e livros do Expresso do Brincar para dar continuidade às ações de brincadeiras realizadas na região em agosto deste ano. A atividade faz parte das ações pela Primeira Infância, que tem sido prioridade na Administração Municipal.

Os brinquedos entregues são da abordagem pikler, que na educação infantil tem um olhar para as peculiaridades do desenvolvimento natural da criança e promovem a exploração e possibilidades por elas mesmas. As crianças do CEIM Prof. Takao Ikeda logo entenderam a proposta, exploraram os materiais e montaram seus próprios circuitos de brincadeiras.

“Recebemos livros e brinquedos de madeira no estilo dos trazidos no dia do evento na escola, o que logo de cara já encantou e despertou a imaginação da nossa turminha de Infantil III, que recebeu os materiais junto com a gestão. Os materiais vão fomentar o trabalho desenvolvido com nossas crianças da primeira infância”, contou a diretora da creche, Giovana da Silva.

O kit legado do Expresso do Brincar foi entregue pelas técnicas da equipe de Educação Infantil do Departamento Pedagógico (Deped) da Secretaria de Educação, Aniele Armelin, Ana Clara Faria e Patrícia Macedo. “As crianças ficaram entusiasmadas e felizes com a entrega dos livros. É importante receber essa contribuição, que valoriza a questão da leitura, criação e a imaginação”, disse Melanie Gonçalves Felix, diretora da EM Profa Etelvina. A unidade recebeu livros de acordo com a faixa etária atendida pela escola.

O Expresso do Brincar é um projeto itinerante que leva o brincar espontâneo como forma de aprendizado. Mogi das Cruzes foi um dos 11 municípios brasileiros a receber a iniciativa que faz parte da campanha global Construa o Mundo do Brincar, realizada pelo Movimento Unidos Pelo Brincar, com apoio institucional da Urban95, Fundação Bernard van Leer e Instituto Alana. A cidade faz parte da rede Urban95 desde julho de 2021.