Secretaria de Educação
Pais, professores e representantes de escolas municipais e estaduais participaram, na noite desta quarta-feira (12/11) no Theatro Vasques, da final da 3ª Edição do Festival Jovem Talento, promovido pela AFABAMC (Associação dos Regentes de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes), parceira da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes no projeto Pra Ver a Banda Passar. Os vencedores desta edição foram Pedro Lima Santos, da EM Verª Astréa Barral Nébias, em Nova Jundiapeba e Alana Lauryn T. dos Santos, da EE Profª Dora Peretti de Oliveira, no Jardim Cintia.
Os vencedores foram os estudantes que tiveram maior alcance nos vídeos publicados na rede social da associação. A votação foi feita de 3 a 11 de novembro. “Parabéns aos nossos estudantes pela sua dedicação. A prefeita Mara Bertaiolli é uma grande incentivadora dos projetos de música nas escolas, que trazem tanto orgulho para nós, fazendo a diferença na vida dos nossos alunos e suas famílias”, disse Darly Carvalho, secretária de Educação.
Ao todo, o Prêmio recebeu 100 vídeos. Foram selecionados 10 estudantes finalistas, que gravaram suas performances no EMAM (Estúdio Municipal de Áudio e Música), equipamento da Secretaria de Cultura, que apoiou a iniciativa. A gravação foi uma experiência profissional e inspiradora para os alunos. Os vídeos foram disponibilizados na rede social da AFABAMC, onde receberam 172 mil visualizações e 3,5 mil comentários.
A família de Pedro Lima Santos comemorou a premiação na categoria infanto-juvenil Musicalização. “Ele ficou muito feliz com o prêmio. Ele está na banda há quatro anos. O projeto traz oportunidades para os jovens”, disse o pai do aluno, Lourenço Gonçalves dos Santos.
Alana Lauryn T. dos Santos comemorou a conquista do primeiro lugar na categoria Juvenil, tocando percussão. “Dentre esses oito anos que eu sou percussionista, ganhar esse prêmio marca o meu desempenho desde o comecinho até aqui. Ganhar prêmios em grupo é fantástico, mas ganhar um prêmio individual em que você fez todo o esforço para ganhar é muito gratificante. Tive a torcida dos meus pais, professores e amigos. Foi muito especial".
Para o presidente da associação, Richard Bitelli, o prêmio destaca a parceria entre a educação e a cultura para a formação dos jovens. “A premiação mostra que, quando escola e família acreditam e incentivam, o talento floresce. Agradeço à Prefeitura e à Secretaria de Educação pela parceria que há 28 anos, fortalecendo a tradição das fanfarras e bandas e promovendo a transformação por meio da educação e da cultura”, disse. O vereador Osvaldo Silva também participou do evento.
O projeto Pra Ver a Banda Passar tem como objetivo ensinar música e preservar os grupos musicais tradicionais das escolas mogianas. Atualmente, atende 25 unidades escolares, sendo 17 municipais e 8 estaduais, com formações que envolvem bandas marciais, fanfarras, instrumentos melódicos e percussivos, além de corpos coreográficos e musicalização.
Confira os 10 finalistas:
Metais
Infantojuvenil (07 a 11 anos)
Ana Vitória L. da Silva Vitor – EE Profª Dora Peretti de Oliveira (Jardim Cintia)
Fernando Kenzo Urahata – EM Coronel Almeida (Centro)
Juvenil (12 a 17 anos)
Bruno Vinicius de Araújo Costa – EM Verª Astréa Barral Nébias (Nova Jundiapeba)
Isabel Amanda Brandão da Silva – EE Prof. Cláudio Abrahão (Vila Jundiaí)
Percussão
Infantojuvenil (07 a 11 anos)
Murilo Rafael B. da Silva - EM Verª Astréa Barral Nébias (Nova Jundiapeba)
Gustavo de Jesus Silva – EM Profª Maria Eugênia Fochi de Araújo (Parque Residencial Itapety)
Juvenil (12 a 17 anos)
Alana Lauryn T. dos Santos - EE Profª Dora Peretti de Oliveira (Jardim Cintia)
Pedro Henrique Noronha da Silva - EE Prof. Cláudio Abrahão (Vila Jundiaí)
Musicalização
Gabriel Justamente da S. Rafael – EM Prof. Afonso Caporali Filho (Conjunto Residencial Cocuera)
Pedro Lima Santos - EM Verª Astréa Barral Nébias (Nova Jundiapeba)