Fundo Social forma mais uma turma do projeto Cozinha de Talentos na Escola de Empreendedorismo

Fundo Social

01 de dezembro de 2023
Mais uma turma do projeto Cozinha de Talentos se formou nesta quinta-feira, no auditório da Escola de Empreendedorismo e Inovação (Divulgação/ PMMC)

O Fundo Social de Mogi das Cruzes promoveu, na noite desta quinta-feira (30/11), mais uma cerimônia de formatura, para alunos do programa Cozinha de Talentos. Trata-se de um curso de gastronomia, idealizado pela Quest Consultoria, patrocinado pela empresa Júlio Simões e promovido em parceria com a Prefeitura, que visa capacitar e gerar oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade social de Mogi das Cruzes.

Ao todo, 24 jovens concluíram o módulo e tiveram, entre agosto e novembro últimos, aulas na Escola de Empreendedorismo e Inovação, comandadas pelo professor Humberto Queiroz dos Santos. Durante as aulas, aprenderam técnicas de gastronomia básica e também tiveram a oportunidade de desenvolver o potencial criativo e estimular o exercício da imaginação, por meio de vivências, pesquisas e experiências.

“Este não é apenas um curso de gastronomia; é uma oportunidade para vocês se descobrirem, entenderem o que gostam, suas habilidades e talentos. Como disse antes, tenho a convicção de que todos sairão daqui pessoas diferentes das que entraram, portanto parabenizo a todos que conseguiram chegar até a reta final, desejo muita sorte e sucesso. E continuaremos aqui, com nossos cursos e à disposição de todos que tenham vontade de aprender e se capacitar”, destacou o presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Marcio Maldonado. 

O Cozinha de Talentos incita os participantes a elaborarem e construírem projetos a partir de processos colaborativos de criação, estimulando assim o compartilhamento de conhecimento e o uso de ferramentas/maquinários adequados à formação específica. Outro viés é a apresentação da gastronomia tradicional brasileira, em especial a paulista, na expectativa de salvaguarda dos saberes e fazeres dessas receitas que compõem o património imaterial de São Paulo e do país. 

Além disso, o curso traz consigo os benefícios terapêuticos que podem ser obtidos a partir do aprendizado da culinária, como alívio do estresse e ansiedade, autoconfiança, conexão social e estímulo mental; e práticos, como independência, economia financeira e hábitos alimentares saudáveis. A carga horária foi de 96 horas, diluídas em duas aulas por semana.

Além do professor, alunos e equipe do Fundo Social, estavam presentes na cerimônia Bia Andari e Thais Alves Oliveira, representando o Instituto Julio Simões e, pela Quest Consultoria, Mariana Schimidt e Adriano Ferreira.