Mutirão para transformar entorno das escolas no Jardim Aeroporto continuará neste sábado

25 de novembro de 2022

As ruas Turquia e Europa, no Jardim Aeroporto, começaram a ganhar, na manhã desta sexta-feira (25/11), novas cores e desenhos com o mutirão de pintura do projeto Sementes do Brincar, desenvolvido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes em parceria Em parceria com a Fundação Bernard Van Leer, por meio do programa Urban 95 com apoio da organização CoCriança. A ação, que terá continuidade neste sábado (26/11) a partir das 9 horas, é voltada para a Primeira Infância, prioridade na Administração Municipal.

Os pequenos das quatro unidades escolares da região colocaram a mão na massa e começaram a dar vida ao projeto que começou em agosto deste ano. “Mogi tomou uma importante decisão de ser uma cidade que prioriza as crianças. Houve todo um processo de escuta com as crianças e a criação das pinturas educativas surgiu a partir delas, do entendimento de valorizar o bairro em que elas vivem e possam interagir com suas famílias”, explicou o secretário de Planejamento e Urbanismo, Claudio Rodrigues.

As crianças estavam encantadas em participar do projeto, vendo seus desenhos e maquetes se transformarem em realidade. “A gente fez com muito carinho e amor e esse projeto está sendo transferido para o nosso bairro. Vai ficar mais divertido do que antes”, contou Ana Rita de Paula Santos, 9 anos, aluna da EM Profª Florisa Faustino Pinto. O pequeno Luiz Miguel Pereira de Assis, de 6 anos, aluno do CEIM Profª Clara Rodrigues Nahum – CEI Pequenos Inventores, também gostou da atividade. “A gente pintou a madeira e achei legal”. Participaram também os estudantes do CEIM Prof. Cácio Costa Neves -CEIC Estrela da Manhã II e do CEIM Dirceu do Vale - CEI Heróis do Futuro.

O protagonismo das crianças e sua participação são pontos importantes da atividade. “A valorização da voz delas é maior ganho como parte pedagógica. O projeto agregou à proposta da escola que é esse engajamento social das crianças e também das famílias. Estávamos ansiosos por esse dia. Toda a equipe que participou desde o início do projeto viu nos olhinhos dele a realização de ver o seu desenho se tornar realidade”, observou a diretora pedagógica do CEIM Profª Clara, Keiti Siqueira.

A diretora Erika Rodrigues Silva Matos, diretora da EM Profª Florisa Faustino Pinto, falou da importância do projeto para o bairro. “As oficinas foram extremamente importantes para o pertencimento do bairro. Saímos com as crianças para contar aos vizinhos o que está sendo feito, que não é somente uma ação de iniciativa do poder público, mas do desejo da criança, que é importante  ter cuidado, carinho e apreço”, disse. O mutirão também contou com a presença de pais e familiares.

Neste sábado (26/11), a ação continuará e será aberta para a participação da comunidade. “Não basta apenas estar junto com as crianças, mas estar com os pais e a comunidade, que também são educadores, além da própria comunidade escolar. Quando a gente tem o envolvimento de todos, o projeto ganha força porque todos se sentem parte da proposta educativa e lúdica que temos aqui”, disse o secretário.

Mogi das Cruzes participa desde o ano passado da Urban 95, mantida pela instituição holandesa Fundação Bernard Van Leer que apoia cidades ao redor do mundo com foco na Primeira Infância. Mogi é a cidade da criança e o trabalho pela Primeira Infância tem sido realizado pelo um Comitê Gestor e um Comitê Técnico, formado por diferentes secretarias municipais, como Planejamento, Educação, Assistência Social, Saúde, Cultura, Transparência e Comunicação, Mobilidade Urbana, Verde e Meio Ambiente.