O brincar e a natureza são temas de formação para gestores da rede municipal

28 de abril de 2022
A oficina Jogos com elementos da natureza e com o corpo, realizada na noite desta quarta (27/04), abriu a programação. (Gustavo Faria)

A oficina Jogos com elementos da natureza e com o corpo, realizada na noite desta quarta-feira (27/04), abriu o cronograma da formação “Percursos orgânicos do brincar”, promovida pelo Sesc Mogi das Cruzes em parceria com o Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, por meio da Escola Ambiental. As atividades são destinadas a gestores das escolas municipais de Educação Infantil e de creches subvencionadas.

Os encontros acontecem no Centro de Educação Ambiental do Sesc Mogi, no Socorro. A formação é realizada por Guilherme Blauth do Quintais Brincantes, Carolina Paixão do Curiosa Casa, Julia Berro do Quintal Pés no Mato e Gustavo Faria, coordenador de atividades ambientais e turísticas do Sesc Mogi; além de técnicos do Departamento Pedagógico. “Será um percurso formativo com possibilidades criativas para vivências com a natureza na escola”, disse Angélica Lucas Bezerra, responsável pela Escola Ambiental de Mogi das Cruzes.

O primeiro encontro foi bem avaliado pelos gestores. "Este primeiro percurso despertou um novo olhar para infinitas possibilidades de brincar, experimentar e vivenciar a forma orgânica da relação criança e natureza", disse a professora Ana Paula Damasceno. A programação terá continuidade na quinta-feira (28/04) com a oficina “Vivências com a natureza”. Na sexta-feira (29/04) acontecerá o “Ateliê da natureza”. O encerramento será neste domingo (01/05) com a “Preparação de espaços com elementos naturais” no período da manhã e “Agroecologia brincante”, no período da tarde.

O tema dessa formação está de acordo com as Orientações Didáticas e com os seguintes cursos complementares oferecidos para professores da rede municipal de ensino: "Território Natural na Escola", "Brincadeiras e Interações", "Criança: ser brincante" e "Vamos brincar - hábitos saudáveis - Sésamo".