Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
A Prefeitura de Mogi das Cruzes está disponibilizando soluções tecnológicas para ajudar os empreendedores de Mogi das Cruzes a superar os desafios trazidos pela crise causada pela pandemia causada pelo novo coronavírus. As ações, realizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, pelo Polo Digital e por parceiros, fazem parte do plano da administração municipal para a retomada da atividade econômica e geração de renda. As iniciativas, como o Vetrina e mentorias gratuitas online, estão disponíveis no site poloconecta.pmmc.com.br.
“A Prefeitura é uma parceira do setor produtivo de Mogi das Cruzes para enfrentar as dificuldades causadas pelo coronavírus. As ações tecnológicas realizadas dentro do nosso Polo Digital, são fundamentais neste momento como forma de propiciar um ambiente de negócios para os empreendedores e prepará-los para os desafios que vêm pela frente”, destacou o prefeito Marcus Melo.
Entre as iniciativas de maior sucesso está o Vetrina, aplicativo desenvolvido por uma startup incubada no Polo Digital a partir de uma demanda levada pela Prefeitura. A ferramenta ajuda gratuitamente empreendedores a otimizar as vendas de produtos e serviços via Whatsapp.
Até o início desta semana, 457 empreendedores já se cadastraram, sendo que 194 estão com suas lojas ativas. A ferramenta já registrou 11,3 mil visitas, com mais de 41 mil visualizações de páginas. Ao todo, 457 pedidos já foram fechados, gerando vendas diretas.
O Vetrina é uma espécie de vitrine digital e nela qualquer empreendedor pode criar sua loja rapidamente, sem demandar conhecimentos avançados de tecnologia. Da escolha dos produtos ao fechamento do pedido, a operação começa e termina no WhatsApp. O acesso é pelo endereço https://vetrina.digital.
O trabalho com os empreendedores também tem o lado de capacitação, fornecimento de conhecimento e experiências que podem ser úteis para enfrentar o período de crise econômica. Pelo site Polo Conecta, os empreendedores de Mogi das Cruzes têm acesso a mentorias online gratuitas.
Nesta ação, profissionais qualificados de Mogi das Cruzes estão com suas agendas abertas para atender gratuitamente a população da cidade. Entre os setores abordados nestas mentorias estão comunicação e marketing, planejamento estratégico, planejamento tributário, e-commerce, pesquisa de mercado, produtos e tecnologia, produtividade, gestão de tempo, liderança de equipes, desenvolvimento humano, gestão financeira, questões jurídicas e de contratos. O agendamento para participar das mentorias também são feitas pelo site Polo Conecta.
Palestras online também são ferramentas utilizadas para a capacitação dos empreendedores. Neste caso, as lives são semanais e transmitidas pela página do Polo Digital no Youtube. Os participantes podem se inscrever pelo site do Polo Conecta, que também oferece outras informações e uma playlist de vídeos úteis para que os empreendedores e startups gerem negócios de maneira mais saudável neste período de isolamento social para a prevenção ao coronavírus.
O site Polo Conecta também oferece a possibilidade de os empreendedores acessarem as redes sociais da iniciativa, que conta inclusive com um grupo de WhatsApp para networking e o compartilhamento de conhecimento.
Pesquisa
A Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia (CMTI) também estão realizando um trabalho para o mapeamento dos principais desafios do setor produtivo e econômico na cidade. A primeira etapa da ação é uma pesquisa, feita pela internet, para a identificação do cenário da indústria, comércio, setor de serviços e agricultura. O formulário para a participação estará disponível até o dia 10 de maio diretamente no link da pesquisa https://bit.ly/cenarioMogiDasCruzes ou pelo site Polo Conecta.
Podem participar empresas, empreendedores, entidades representativas de classe e demais órgãos que tenham ligação com a econômica de Mogi das Cruzes. Após o período de respostas, as informações serão tabuladas pelas equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, do Polo Digital e do CMIT. Paralelamente, os grupos participantes da pesquisa serão contatados para a definição de um plano de ação para cada setor, que terão o objetivo de fazer a ligação entre os desafios que os atuais cenários econômico, social e sanitário impõem aos setores da economia de Mogi das Cruzes com instituições de ensino, startups e empresas de tecnologia, buscando viabilizar soluções criativas, práticas e executáveis para a retomada da atividade produtiva e geração de renda. (Luiz Maritan)