Professor José Pacheco, referência em inovação pedagógica, fará duas palestras nesta quarta

Secretaria de Educação

09 de maio de 2022
Os encontros consolidam Mogi das Cruzes como referência em inovação pedagógica na Rede de Comunidades de Aprendizagem. (Divulgação/PMMC)

O Programa Educação Humanizada, Integral em Comunidades de Aprendizagem, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes, receberá, nesta quarta-feira (11/05), duas palestras no Auditório do Cemforpe com o professor José Pacheco, designer educacional e referência internacional em inovação pedagógica. 
 
Os encontros consolidam Mogi das Cruzes como referência em inovação pedagógica na Rede de Comunidades de Aprendizagem, que conta com a participação de 24 municípios brasileiros e de 33 agrupamentos em Portugal. Na cidade, sete escolas municipais fazem parte do programa, que promove a aprendizagem baseada em projetos de interesse da criança e a integração com a comunidade.
 
Nesta quarta-feira (11/05), a primeira palestra será às 15 horas com o tema “Participação e Gestão Democrática”, destinada a representantes da Gestão Municipal e supervisores, gestores e equipe técnica da Secretaria de Educação. Pacheco irá compartilhar suas vivências em práticas pedagógicas no paradigma da aprendizagem e comunicação.
 
Às 18h30, o tema será “Cooperação e Docência Compartilhada” para os 38 educadores participantes do programa, responsáveis pelo atendimento de 25 turmas, impactando aproximadamente 800 estudantes. 
 
O educador português José Pacheco, está entre os educadores mais influentes em termos de aprendizagem e inovação pedagógica, é mentor voluntário da Rede de Comunidades de Aprendizagem, autor de inúmeros livros e idealizador da Escola da Ponte em Portugal e da Escola do Projeto Âncora em Cotia, SP. 
 
As palestras contarão com a participação de educadores de Mendes, no Rio de Janeiro, cidade parceira de Mogi das Cruzes nesta nova construção social de aprendizagem e educação. Os profissionais retornarão à cidade após a visita na EM Profª Florisa Faustino Pinto, no mês passado, para participar das palestras e conhecer os projetos de Educação Musical da Secretaria de Educação: “Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola” e “Pra ver a banda passar”, sob gestão do maestro Daniel Bordignon. 
 
Conheça mais sobre o Programa Educação Humanizada, Integral em Comunidades de Aprendizagem da Secretaria de Educação no endereço @comunidadesdeaprendizagemmogi