Recital da Banda Sinfônica Jovem encerra ano letivo do projeto Pequenos Músicos

Secretaria de Educação

19 de dezembro de 2017
Os naipes da banda fizeram apresentações do trabalho que foi feito nos últimos meses nas aulas individuais. O grupo completo com seus 72 componentes também deu um show para pais e familiares. (Foto: . . .

Com 11 mil alunos atendidos em 15 escolas municipais, o projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação, completou mais um ano letivo em atividade na noite desta segunda-feira (18/12) com um recital da Banda Sinfônica Jovem de Mogi das no Ciarte, no Centro. O evento contou com a presença do prefeito Marcus Melo e reuniu familiares e amigos dos jovens músicos.

“O Pequenos Músicos é um projeto da cidade, que compartilhamos com vocês, as famílias e os jovens. As crianças se encontraram com a música nas escolas municipais e a participação dos pais faz a diferença. Uma cidade só é boa quando os pais participam da vida dos seus filhos, vocês são um exemplo”, disse o prefeito. Pela iniciativa os alunos têm aulas de musicalização em período de aula e ensino sinfônico no contraturno escolar.

As aulas tiveram início em maio nas unidades escolares e os ensaios da Banda Sinfônica Jovem foram retomados em agosto. “Assumimos com os pais o compromisso da retomada da Banda Sinfônica Jovem. Mesmo em um período de crise, o prefeito Marcus Melo acredita neste projeto, no futuro dos nossos jovens e continuamos investindo”, disse a secretária de Educação, Juliana Guedes. O secretário de Cultura, Mateus Sartori e o de Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima também prestigiaram o evento.

O maestro Lélis Gerson, diretor musical do projeto, que atualmente é administrado pela Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, apresentou os números de 2017. “Assumimos o projeto em maio e em apenas sete meses fizemos 119 apresentações. Foram 300 horas de ensaio. Agradecemos ao nosso corpo de profissionais altamente capacitados e à comunidade que abraçou nosso projeto. A expectativa para 2018 é levar mais melodia para os quatro cantos de Mogi”, disse.

Com apenas quatro meses de ensaio, os músicos mais avançados da banda mostraram o que aprenderam nas aulas individuais, novidade deste ano. Pais e familiares dos jovens músicos conferiram a apresentação dos alunos com os professores dos naipes de flautas, clarinetes, saxofone, trompete, percussão, tuba, trombone e eufônio. A Banda e seus 72 componentes apresentaram uma composição e Hudson Nogueira, temas de desenhos animados e “We are the champions”, do grupo Queen.

Além das apresentações, o projeto também recebeu elogios de especialistas. Em um vídeo, o professor da Universidade Federal da Bahia, Joel Barbosa, destacou a importância do projeto. “Ao conhecer o projeto, posso referendá-lo para o resto do País. Exemplos como esse podem ser seguidos como parâmetros para o ensino nas escolas”, disse. O compositor e saxofonista Hudson Nogueira também apontou o projeto como referência. “Em breve Mogi será referência em todo o Brasil e internacionalmente com este projeto”, disse. (Kelli Correa Brito)