Turmas do tempo integral retomam as atividades de contraturno na rede municipal de Mogi das Cruzes

20 de fevereiro de 2024
O Cempre Oswaldo Regino Ornellas foi uma das 30 escolas do programa Escola de Tempo Integral da Prefeitura de Mogi das Cruzes a retomar as atividades do contraturno. (Divulgação/PMMC)

Trinta escolas do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes, que fazem parte do programa Escola de Tempo Integral, retomaram nesta segunda-feira (19/02) as oficinas no contraturno das aulas regulares. Pela iniciativa promovida pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação, os alunos participam de oficinas intelectuais, esportivas e culturais.

A secretária de Educação, Marilu Beranger e adjunta da Pasta, Mariane Prestes, acompanharam o primeiro dia de atividades nos Cempres Oswaldo Regino Ornellas e Prof. Sérgio Moretti, ambos no Distrito de Jundiapeba. “O período integral oferece muitas oportunidades para os nossos alunos e tudo é acompanhado pelo nosso Departamento Pedagógico. Eles ficam o dia todo na escola aprendendo modalidades esportivas, práticas culturais, além das atividades intelectuais”, disse Marilu.

“Este retorno é uma movimentação natural na nossa escola. A maioria dos monitores e funcionários já estão inseridos nessa rotina”, contou a diretora do Cempre Oswaldo, Edna Azevedo de Oliveira. A escola comemorou neste ano a conquista da aluna do período integral Melissa Isabelle Siqueira Motta, que estudou na escola até o ano passado. Destaque nos eventos do Cempre, ela venceu um festival em São Paulo e conseguiu o contrato com uma gravadora.

Uma dinâmica com música marcou o início do período integral para os alunos do Cempre Prof. Sérgio Moretti. Há três anos na escola, Jéssica Melo, coordenadora das oficinas culturais, destacou o entusiasmo das crianças. “Fizemos uma dinâmica inicial com todas as turmas para dar as boas vindas e apresentar os professores. Dá para ver o sorriso no rosto deles com as oficinas. Todos estavam ansiosos”, disse.

Os professores e coordenadores do programa começaram as atividades nas escolas na semana passada. Todos participaram da formação da OPA sobre organização dos tempos e espaços na escola. No sábado (17/02), no Auditório do Cemforpe, o Departamento Pedagógico promoveu a primeira formação para o grupo para o acolhimento e orientações sobre planejamento, projetos e planos de trabalho. A formação será mensal.