Bairro Feliz leva atividades de lazer e serviços para o Jardim Nove de Julho

Secretaria de Esportes e Lazer

29 de setembro de 2017
Escola Mirim de Trânsito é um dos destaques das atividades realizadas pelo programa Bairro Feliz, levando orientações para crianças sobre trânsito seguro (Ney Sarmento/PMMC)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza neste sábado (30/09), das 10 às 14 horas, mais uma edição do programa Bairro Feliz. O evento, que leva atividades de lazer e serviços para os bairros da cidade, acontecerá no Jardim Nove de Julho. A estrutura estará montada entre as ruas Georgina Soares de Souza e Hugo Torres, em frente à escola municipal Professor Sérgio Hugo Pinheiro e à Unidade Saúde da Família do bairro.

Cerca de 60 serviços serão disponibilizados à população. Além disso, também acontecerão apresentações dos grupos de dança e de ginástica formados pelos alunos da escola municipal Professor Sérgio Hugo Pinheiro. Outro destaque serão os brinquedos infláveis já tradicionais da iniciativa.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará a estrutura da unidade de Saúde da Família para atender a população, com serviços como avaliação odontológica e vacinação. Também serão colocados à disposição da população a aferição de pressão arterial, teste de glicemia, coleta de papanicolau e exame de DST/Aids, além da campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti.

O PAC Móvel fará atendimento para informações e serviços sobre IPTU, ISS, atualização de cadastro, emissão de Cartão SIS e do cartão de estacionamento para idoso, enquanto o Banco do Povo fará atendimento aos interessados.

O Bairro Feliz também oferecerá à população o serviço de emissão da primeira via de carteira de identidade para menores de 18 anos, uma parceria com a Polícia Civil. Para este serviço, os interessados deverão levar uma foto 3x4, o original e cópia da certidão de nascimento.

O programa Emprega Mogi fará a emissão de Carteira de Trabalho e, neste caso, também é necessária a apresentação de uma foto 3x4. A iniciativa também receberá currículos. Já a OAB oferecerá orientação jurídica aos participantes.

Monitores e alunos do Crescer oferecerão corte de cabelo, limpeza de pele e esmaltação de unhas.

A estrutura da Escola Mirim de Trânsito será um dos serviços disponibilizados à população pela Secretaria Municipal de Transportes. Também será oferecido um local para a confecção do Cartão SIM. A Secretaria Municipal de Assistência Social estará no Bairro Feliz com sua unidade móvel, que fará divulgação, orientação e atendimento de programas sociais, além de outros serviços para a comunidade.

Balanço

O programa Bairro Feliz já realizou 16 edições neste ano, com atendimento total estimado de 28,8 mil pessoas. Foram beneficiados os bairros Parque Olímpico, Jardim Piatã, Taboão, Jardim Camila, Jardim Margarida, Vila Nova Jundiapeba, CDHU Jardim Bela Vista, Quatinga, Chácara Guanabara, Jardim Santos Dumont, Vila Brasileira, Vila Lavínia, Mogilar, Jardim Aeroporto III, Pindorama e Jardim Layr.

Entre os destaques está a Escola Mirim de Trânsito, que já atendeu 3.077 crianças nestas edições. Os serviços de saúde também são bastante procurados, com 1.725 aferições de pressão arterial, 1.624 testes de glicemia, 273 testes de DST/Aids e 196 procedimentos de vacinação.

A cidadania também está garantida, com 519 emissões de carteiras de identidade, 368 atendimentos do programa Emprega Mogi, 274 orientações jurídicas e a emissão de 81 carteiras de trabalho, entre outros serviços disponíveis em todas as edições do programa Bairro Feliz. (Luiz Maritan)