Campeonato Internacional de Robótica destaca a modalidade em Mogi das Cruzes

Secretaria de Esporte e Lazer

25 de abril de 2022
A modalidade de Combate foi um dos destaques do Campeonato de Robótica RSM Challenge, que reuniu representantes de diversos estados brasileiros e oito países (Divulgação)

Cerca de 550 competidores, de oito países, participaram do Campeonato de Robótica RSM Challenge, realizado entre quinta-feira (21/04) e sábado (23/04), no Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos. A competição teve apoio da Prefeitura e marca a forte presença da modalidade em Mogi das Cruzes.

“Mogi das Cruzes é a primeira cidade do Brasil a reconhecer a robótica como esporte e é uma honra receber uma competição internacional desta importância. O município recebeu participantes de várias cidades do Brasil e também de outros países, o que trouxe reflexos positivos para os setores ligados ao turismo, como o hoteleiro, de alimentação e de serviços”, destacou o prefeito Caio Cunha, que acompanhou o evento.

Ele lembrou que representantes de unidades educacionais de Mogi das Cruzes, como a escola municipal Professora Noemia Real Fidalgo e da Apae, também tiveram a oportunidade de participar das disputas. “É incrível ver esta galera fazendo a história acontecer”, disse.

Ao todo, 13 categorias foram disputadas durante os três dias do campeonato. As competições foram divididas de acordo com as especificidades dos robôs participantes. Além dos equipamentos controlados no local, as disputas também tiveram a participação de robôs controlados à distância e de unidades que funcionam de forma autônoma. 

Na categoria Seguidor de Linha Profissional, a vencedora foi a equipe Thunderatz, da Escola Politécnica da USP. Já na disputa Júnior desta categoria, os vencedores foram o time Dom Botic, da cidade de Rio Claro. Na categoria Mini Futebol, o título ficou com a equipe Itandroids, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica.

Nas competições de Mini Sumô, a equipe Robotbulls, do Instituto Nacional de Telecomunicações de Santa Rita do Sapucaí, venceu na categoria 500 gramas Autônomo, enquanto a equipe RSM Robótica, de Mogi das Cruzes, ficou com o título na categoria 500 gramas Rádio Controlado.

Já na modalidade Sumô, a equipe Kimauánisso, do Instituto Mauá de Tecnologia, foi o grande destaque. Os competidores de São Caetano do Sul foram campeão nas categorias 3kg Profissional Autônomo, 3kg Profissional Rádio Controlado e 1kg Lego Profissional. Já na categoria 1kg Lego Júnior foi vencida pela Omegabotz, da Facens de Sorocaba, enquanto a equipe Dragonbotz, do Instituto Federal de São Paulo, também de Sorocaba, levou a melhor na categoria 750 gramas Júnior.

Por fim, na modalidade Combate, a equipe Uai!rrior, Universidade Federal de Itajubá, venceu a categoria Fairweight, o time Trincabotz, do CEFET-MG, levou a melhor na categoria Antweight, e a equipe Troia, da Universidade Federal de Lavras, foi a campeã na categoria Beetleweight.

Exposição

Outra atração do Campeonato de Robótica RSM Challenge foi a exposição do robô Black Dragon, que é destaque em competições internacionais, principalmente nos Estados Unidos. Ele esteve no Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos em todos os dias do evento, em uma parceria entre os organizadores do evento e a equipe brasileira de robótica Uai!rrior, que disputa a competição de robôs BattleBots.