Mogi das Cruzes recebe campeonato internacional de robótica a partir desta quinta

Secretaria de Esportes e Lazer

20 de abril de 2022
Mogi das Cruzes tem papel pioneiro nas disputas de robótica no país e foi a primeira cidade do Brasil a reconhecer a prática como modalidade esportiva (Divulgação)

Mogi das Cruzes receberá, a partir desta quinta-feira (21/04), o Campeonato de Robótica RSM Challenge, que terá a participação de equipes de oito países. O evento tem apoio da Prefeitura e acontecerá no Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos até sábado (23/04), com atividades das 10h às 20h. A entrada para acompanhar a competição é gratuita.

O RSM Challenge terá competições nas modalidades mini sumô, sumô, seguidor de linha júnior, futebol e combate. Elas são divididas em categorias, definidas de acordo com as especificidades dos robôs participantes. Além dos equipamentos controlados no local, as disputas também terão a participação de robôs controlados à distância e de unidades que funcionam de forma autônoma.

A novidade para a disputa deste ano são as categorias de combate, do mini sumô rádio controlado e as disputas virtuais, de sumô e futebol.  A competição deverá ter a participação de cerca de 750 competidores, com a previsão de equipes da Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Filipinas, Índia, Peru e Malásia.

Outra atração prevista para os dias de competição é a exposição do robô norte-americano Black Dragon, que é destaque em competições internacionais. Ele está no Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos em todos os dias do evento e sua presença na cidade ocorre graças a uma parceria entre os organizadores do evento e a equipe brasileira de robótica Uai!rrior, que disputa a competição de robôs BattleBots, nos Estados Unidos.

Mogi das Cruzes tem papel pioneiro nas disputas de robótica no país. A cidade foi a primeira do Brasil a reconhecer a prática como modalidade esportiva. O reconhecimento foi oficializado em março, durante evento com a presença do prefeito Caio Cunha, da vice-prefeita Priscila Yamagami, vereadores e dos organizadores do Campeonato de Robótica RSM Challenge.

“A realização de uma competição do tamanho e do nível do RSM Challenge é importante para apresentar a prática para a população e fomentar o interesse na tecnologia e inovação”, destacou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Gustavo Nogueira.

O Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos fica na rua Professor Ismael Alves dos Santos, 560 – Mogilar. Mais informações sobre a competição podem ser obtidas no site rsmchallenge.com.br.