Secretaria de Segurança promove Curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Tático

Secretaria de Segurança

20 de maio de 2022
Treinamento prático simulou situações em que é preciso realizar o atendimento em momentos de emergência (Divulgação/PMMC)

A Secretaria Municipal de Segurança realizou, na quinta e sexta-feira (19 e 20/5), o Curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Tático, voltado para profissionais de segurança e que reuniu uma turma de 40 alunos, formada por guardas municipais, policiais civis, militares e penais. O curso foi ministrado no Estádio Municipal Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira e é considerado uma formação avançada de atendimento e encaminhamento de vítimas.

De acordo com o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha, o curso é de alto nível e sua realização em Mogi das Cruzes faz parte do processo contínuo de integração das forças de segurança. “É uma qualificação avançada e, por isso, abrimos a turma para guardas municipais, policiais civis e militares, pois trabalhamos com o objetivo de proporcionar uma formação cada vez melhor a esses profissionais, que se reflete na melhoria de segurança pública como um todo”, comenta.

O Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Tático é uma assistência de trauma prestada a feridos que apresentam quadros graves, como, por exemplo, hemorragias, fraturas ou ferimentos de arma de fogo ou armas brancas – incluindo principalmente ocorrências que envolvam agentes de segurança, mas também cidadãos. Em casos como esse, o primeiro atendimento é fundamental, incluindo informar a situação em detalhes aos médicos socorristas e adiantando, por exemplo, as condições em que os feridos se encontram.

Toriel Sardinha destaca a qualificação do professor responsável pelo curso. Trata-se do policial civil Thiago Gouveia, que trabalha na Delegacia Especializada em Investigações Criminais (Deic) de São Bernardo do Campo e ministra cursos de APH em vários municípios: “Conseguimos trazer esta formação para Mogi das Cruzes, com um professor reconhecido pela excelência do curso que oferece”, destaca.

A turma teve 40 participantes no total, sendo 25 guardas municipais, 5 policiais civis, 5 policiais militares e 5 policiais penais. Nos dois dias, as aulas ocorreram das 8h às 17h, incluindo aulas teóricas em sala e simulações práticas.