Secretaria de Finanças, Semae e Iprem apresentam balanço financeiro do 3º quadrimestre de 2022

Secretaria de Finanças

24 de fevereiro de 2023
Audiência pública na Câmara de Vereadores teve prestação de contas da Secretaria de Finanças da Prefeitura, Semae e Iprem (Diego Barbieri/CMMC)

O secretário municipal de Finanças, William Harada, e os diretores das autarquias municipais, Francisco Cochi Camargo  (Serviço Municipal de Águas e Esgotos – Semae) e Pedro Ivo (Instituto de Previdência Municipal – Iprem), participaram, na manhã desta sexta-feira (24/02), na Câmara Municipal, da audiência pública sobre a arrecadação e as despesas do município no terceiro quadrimestre (setembro a dezembro) de 2022.

A receita corrente total da Prefeitura em 2022 foi de R$ 1,719 bilhão. Entre os impostos municipais, a arrecadação no período foi de R$ 211,6 milhões em IPTU, R$ 203,9 milhões em ISS e R$ 39,7 milhões do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Do total da receita com os impostos neste período, foi aplicado na Educação R$ 299,3 milhões, equivalentes a 25,23%. Já na Saúde, foram aplicados R$ 269,1 milhões, o que corresponde a 22,68%.

Ainda no período analisado, as despesas com o funcionalismo ficaram em 31,81% da Receita Corrente Líquida, bem abaixo dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal: limite de alerta (48,6%), limite prudencial (51,3%) e limite legal (54%).

"Respeitamos o mínimo estipulado pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 25% para Educação e 15% para Saúde, assim como o teto para as despesas com funcionalismo. Com responsabilidade na projeção orçamentária, realizada em 2021 dentro de um cenário imprevisível por conta da pandemia, nossa expectativa é que as receitas se mantenham, mas temos que continuar gerindo e economizando as despesas, sem deixar de investir nos serviços públicos," disse o secretário William Harada.

Autarquias

O Semae registrou receita de R$ 219,2 milhões no 3º quadrimestre de 2022, um aumento de 19% em relação ao arrecadado no mesmo período do ano anterior. As despesas empenhadas foram de R$ 214,6 milhões no mesmo período.

O diretor-geral, Francisco Cochi Camargo, apontou algumas medidas que vêm sendo aplicadas. "Estamos buscando novas tecnologias e procedimentos para tornar a distribuição de água mais eficiente. Também estamos identificando ligações irregulares de águas pluviais na rede de esgoto, a ligação irregular acaba comprometendo a drenagem no local e pode causar alagamentos em períodos chuvosos", explicou.

Por fim, o Instituto de Previdência arrecadou R$ 232,4 milhões no 3º quadrimestre de 2022. As despesas giraram em torno de R$ 143 milhões no mesmo período.

"O Iprem tem uma situção muito sadia - superamos as expectativas e chegamos a 118% da receita orçada, garantindo os compromissos de benefícios, sejam aposentadorias ou pensões, assim como a manutenção do Instituto. O objetivo é tornar o Iprem mais eficiente e para isso pretendemos fazer uma reforma administrativa, que será encaminhada à Câmara de Vereadores em breve", disse o diretor Pedro Ivo.

A próxima audiência pública para avaliação das metas fiscais deverá ocorrer em maio, relativa ao 1º quadrimestre deste ano (janeiro a abril de 2023). As audiências cumprem uma determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal.