Gabinete
O prefeito Marcus Melo lançou, nesta segunda-feira (23/01), o programa Ouvidoria Móvel na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oropó, onde a equipe fará atendimento presencial até sexta-feira (27/01), das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30. Nos demais horários, os usuários poderão preencher os questionários e depositarem em uma urna que ficará na recepção da unidade até domingo (29/01).
O programa Ouvidoria Móvel foi criado para que os cidadãos avaliem os serviços prestados nos equipamentos municipais, com objetivo de aprimorar a qualidade do atendimento. “Nossa meta é acolher o cidadão e garantir um serviço de qualidade em todos os equipamentos públicos. Para isso, esse programa é uma inovação dentro da política voltada para a comunidade. Queremos sempre ouvir os mogianos e desenvolver uma gestão participativa”, explicou o prefeito que, após o lançamento, visitou as instalações da UPA ao lado do vice-prefeito, Juliano Abe, secretários municipais e vereadores presentes.
A Ouvidoria Móvel foi projetada para estimular as pessoas em momento de fragilidade ou descontentamento, que muitas vezes não formalizam reclamações no local por receio. “Essa ideia foi muito benvinda porque permitirá estendermos para toda a cidade um canal direto com a Administração Municipal, ajudando a avaliar novas ações conforme as demandas e sugestões apresentadas pela população”, detalhou o secretário municipal de Gabinete, José Luiz Freire de Almeida, responsável pela Ouvidoria Geral do Município.
A Ouvidoria Móvel emitirá relatório final de observação sobre o período em que permanecer na UPA Oropó, com resultados sobre atendimentos feitos e propostas de melhorias em algumas rotinas de trabalho, se for o caso. Evaldo de Moraes Ferreira Júnior acompanhava o pai, o mestre de obras Evaldo de Moraes Ferreira, que teve fortes dores no peito na noite de domingo, para uma consulta de urgência na UPA Oropó. Depois de passar 12 horas em observação, o paciente respondeu o questionário da Ouvidoria. “O atendimento foi rápido e eficiente. Não tivemos nenhum problema, ao contrário, meu pai recebeu toda assistência necessária”, garantiu o filho.
Atendimentos
A UPA Oropó foi inaugurada no dia 21 de dezembro de 2016 e entrou em funcionamento no dia 23. No primeiro mês, foram realizados 4.551 atendimentos (3.661 adultos e 890 crianças) Deste total, 87 pacientes foram atendidos na sala de emergência, 83 ficaram em observação na unidade e 63 foram removidos para hospitais. Também foram realizados 457 exames laboratoriais e 613 exames de raio-x.
A unidade possui capacidade para realizar até 8 mil atendimentos por mês e é a segunda UPA instalada na cidade – a primeira funciona há pouco mais de um ano no bairro do Rodeio. “Estamos numa época de movimento mais tranquilo, não apenas aqui, mas também em outras unidades de Pronto Atendimento, como o Pró-Criança. A implantação da Ouvidoria Móvel chega em boa hora, para que possamos avaliar de perto o atendimento”, informou o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis.
A partir de fevereiro, a Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, que gerencia a UPA Oropó, dará início a um serviço de atendimento ao público que frequenta a unidade. O SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário terá como objetivo dar continuidade ao trabalho iniciado pela Ouvidoria Móvel, criando um canal para ouvir a opinião dos pacientes sobre temas como agilidade no atendimento, higiene do local, qualidade dos serviços médicos e ambulatoriais, entre outros. (APF)