Projeto Verão no Parque encerra programação neste sábado (1º/4), com oficina sobre aquecimento solar

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

31 de março de 2023

O Projeto Verão no Parque, que realizou atividades de educação ambiental no  Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello – Chiquinho Veríssimo em fevereiro e março, encerrará sua programação neste sábado (1º/4), das 8h30 às 11h30. A segunda parte da oficina de construção de aquecedor solar com materiais recicláveis seria realizada no dia 25 de março, mas foi adiada e ocorrerá neste final de semana. A atividade recebeu muitas inscrições e será a parte prática da construção dos equipamentos.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, André Saraiva, fez um balanço positivo do evento: “Tivemos bom comparecimento de público em todas as oficinas e foi uma oportunidade para as pessoas visitarem o Parque Municipal. Isso porque muitos mogianos frequentaram o espaço nas décadas de 70 e 80, numa época em que o local foi usado como espaço de lazer. Agora, retornam ao parque como uma unidade de conservação, com foco na eduçação ambiental”, disse.

A educadora ambiental Carla Panzeri, que coordenou o projeto, lembra que as oficinas e reuniões foram variadas. Foram abordados temas como “Plantas Alimentícias Não Convencionais”, “Animais Silvestres” e ações como reintrodução de orquídeas, entre outros. As inscrições foram feitas pelo site da Prefeitura de Mogi das Cruzes, mas nos dias dos evento a presença foi liberada para as pessoas que tiveram interesse, sempre respeitando-as as limitações de público definidas pelo Plano de Manejo do parque.

“As pessoas participaram de forma ativa das oficinas, foi uma ação com o objetivo de estimular conceitos e práticas de educação ambiental e conseguimos levar isso para os mogianos”, completou Carla.