Prefeitura lança nesta segunda (09/08) pesquisa sobre ambiente de trabalho dos servidores

Secretaria de Gestão Pública

06 de agosto de 2021
Iniciativa inédita vai ouvir funcionários visando à valorização dos colaboradores e melhoria das condições de trabalho

Com o objetivo de implantar uma nova cultura organizacional e inovar a relação com seus servidores, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, em parceria com a conceituada consultoria Great Place to Work (Um Excelente Lugar para Trabalhar, em tradução livre), lança nesta segunda-feira (09/08) a pesquisa “Voz do Servidor”, uma iniciativa inédita para ouvir os funcionários visando à valorização dos colaboradores e melhoria das condições de trabalho e, consequentemente, dos serviços públicos prestados ao cidadão.

O trabalho, coordenado pela Secretaria de Gestão Pública, será aplicado por meio de questionário que poderá ser respondido por todos os servidores da Prefeitura, de forma online – a partir do dia 9, os colaboradores receberão um link e instruções individuais para participar da pesquisa, que terminará em 23 de agosto. Pela pesquisa, os colaboradores avaliarão o ambiente de trabalho mais próximo (de sua unidade) e da secretaria da qual fazem parte.

“Desde quando traçamos nosso plano de governo, um dos principais objetivos sempre foi criar um ambiente saudável para todos os servidores públicos e, a partir disso, melhorarmos o que precisa ser melhorado. Queremos criar uma nova cultura de relacionamento entre a Prefeitura e seus colaboradores”, afirma o prefeito Caio Cunha.

“É fundamental olhar com carinho e atenção para aqueles que cuidam da cidade, para despertar assim o senso de propósito que faz com que caminhemos todos na mesma direção”, destaca a vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler. “É por isso que lançaremos esta pesquisa. Nosso trabalho é orientado por pessoas. O mogiano será sempre o centro do nosso trabalho, e isso inclui as pessoas que fazem isso acontecer”, completa Priscila.

Cada servidor terá a oportunidade de apontar as dificuldades e desafios enfrentados, mas também indicar as potencialidades e os caminhos para uma solução coletiva e participativa.

A Great Place to Work garante o sigilo e a confidencialidade da pesquisa, que será 100% digital. A Prefeitura não terá acesso às respostas do servidor, individualmente, mas apenas a uma avaliação geral do ambiente de trabalho de cada secretaria ou departamento. Haverá uma tabulação dos resultados entregues por secretaria, sem a identificação de pessoas.

A proposta é que o resultado da pesquisa ajude a Prefeitura a obter um diagnóstico corporativo, pelo qual identifique as principais necessidades que, na visão dos servidores, são essenciais para que cada departamento se transforme num excelente local de trabalho, no que se refere às relações de confiança no ambiente de trabalho, comunicação, gestão, imparcialidade, orgulho e relação de trabalho entre o time.

A partir do diagnóstico, a Secretaria de Gestão Pública, por meio da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, produzirá um plano de ação para colocar em prática as sugestões, após cuidadoso estudo técnico e conforme a necessidade, a viabilidade das propostas e disponibilidade de recursos.

“Nosso objetivo é dar espaço para os servidores falarem sobre suas condições de trabalho, a cultura organizacional e o ambiente, e também apontar coisas que, eventualmente, precisam melhorar, para buscarmos um serviço público sempre com mais qualidade. O trabalho será em parceria com a Great Place to Work, que faz este tipo de pesquisa em empresas do mundo todo”, explica a secretária municipal de Gestão, Flavia Goulart.