Com 52 escolas inscritas, 2ª edição dos Jogos Escolares da Sustentabilidade terá início nesta segunda-feira, dia 5

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

02 de junho de 2023

A 2ª edição dos Jogos Escolares da Sustentabilidade terá início na segunda-feira (5/6), com a abertura oficial do evento, marcada para as 9 horas, no Auditório da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Neste dia também ocorrerá a divulgação das ações a serem desenvolvidas pelos inscritos. No total, 52 escolas das redes municipal do Ensino Infantil, Fundamental e Médio, das redes pública e particular, confirmaram inscrições.

Os jogos são uma realização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal e incluirão atividades semanais colaborativas realizadas pelas escolas inscritas com o objetivo de difundir a cultura de sustentabilidade entre os estudantes em todo o município. As atividades deverão ser cumpridas pelas escolas entre os dias 5 e 30 de junho e a premiação dos vencedores acontecerá na primeira quinzena de agosto.

Os jogos são também a programação da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal para junho, mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a ser celebrado na segunda-feira, dia 5.

O objetivo é criar uma ferramenta de multiplicação de valores como a preservação ambiental e o respeito à natureza. Os jogos pretendem trazer como resultados escolas com mais árvores, bairros com resíduos sólidos destinados em local correto e estudantes envolvidos em ações de conservação da natureza.

Uma novidade da 2ª edição dos Jogos Escolares da Sustentabilidade será o Repórter Ambiental: cada escola terá uma dupla de alunos encarregada de produzir uma reportagem sobre um dos temas das quatro etapas de atividades.

Cada etapa de atividades será realizada durante uma semana do mês de junho e terá um tema específico, definido a partir de quatro Objetivos de Sustentabilidade (ODSs). A Etapa 1 ocorrerá entre os das 5 e 9, com o tema “Fauna – Animais Silvestres”. A Etapa 2 será entre os dias 12 e 16, com o tema “Alimentação Sustentável”. Já a Etapa 3 ocorrerá entre os dias 19 e 23, com tema “Revitalização de Nascente”. Finalmente, a Etapa 4 será entre os dias 26 e 30, com o tema “Resíduos Sólidos”.

As escolas que completarem as tarefas e receberem a validação da Secretaria do Verde e Meio Ambiente ganharão selo do Objetivo de Sustentabilidade (ODS) correspondente.

As escolas que executarem as ações e conquistarem os selos dos quatro Objetivos de Sustentabilidade participarão de um sorteio de prêmios. A Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal está definindo os prêmios, que serão divulgados até o final da programação.

Mais informações sobre os Jogos Escolares da Sustentabilidade podem ser obtidas pelo telefone 4798-5962 ou pelo e-mail jes.svma@mogidascruzes.sp.gov.br.

Escolas inscritas:

- EE PEI Firmino Ladeira