Empregabilidade e habilidades procuradas pela indústria são discutidas em painel online

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

26 de maio de 2021
Painel permanece disponível no perfil do Polo Digital no Instagram e marcou a comemoração pelo Dia da Indústria, dentro da programação "Maio, Mês de Muito Trabalho"

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou na noite desta terça-feira (25/05), a live “Quero trabalhar na indústria. Quais habilidades devo desenvolver?”, um painel sobre o atual momento e a empregabilidade do setor no município. O evento online comemorou o Dia da Indústria e é parte da programação “Maio, Mês de Muito Trabalho”, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

A discussão foi mediada pelo gestor do Polo Digital, Rodrigo Garzi, e teve as participações do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Gabriel Bastianelli e dos executivos Fernando Campos, da Ponsse, e Fábio Mattos, da Elgin. A live permanece disponível para os interessados no perfil do Polo Digital (@polodigitalmogi) no Instagram.

“Conversar sobre empregabilidade com executivos de empresas tão importantes na cidade é fundamental para termos a perspectiva deles. A indústria é um segmento que está aquecido neste momento tão desafiador, que é a pandemia. E dividir as impressões com as pessoas que estão buscando novas oportunidades representa um ganho para a população, que passa a conhecer as habilidades e o comportamento necessários para as indústrias”, destacou Bastianelli.

A live teve formato de painel e discutiu o perfil profissional procurado pelo setor atualmente e como os trabalhadores podem se preparar para os novos desafios. A conversa abrangeu diversos pontos importantes como desenvolvimento humano, habilidades procuradas, espírito empreendedor, entre outros.

“A indústria busca o profissional que tem competência técnica, o que é fundamental, mas também quem tem aquelas habilidades que são aderentes à cultura e aos valores da empresa. É uma questão que a gente procura se aprofundar, tanto no processo de seleção e também no processo de desenvolvimento humano atrelado”, afirmou Campos. 

Ele destacou ainda a importância do empreendedorismo para o profissional que busca oportunidades no setor. “Um outro ponto é a questão do intraempreendedorismo. O que mais a indústria quer é se aproximar da nova economia, ou seja, trazer este pensamento empreendedor para dentro da indústria. Entrar na organização buscando oportunidades. Cada colaborador tem a oportunidade de melhorar processos, produtos ou criar novos”, completou. 

A função social da indústria para o município também foi lembrada durante as discussões. O setor é um dos que mais emprega em Mogi das Cruzes, inclusive com salários acima da média do município, principalmente para as funções mais especializadas.

“A indústria tem uma função social muito grande, é sinônimo de desenvolvimento. As grandes indústrias geram emprego, renda e possibilidade de crescimento. Em Mogi das Cruzes, temos indústrias tradicionais, grandes indústrias e precisamos ter mais. A cidade tem uma população que está à disposição e precisa ser inserida neste mercado. A união da sociedade, poder público e indústria, como estamos fazendo aqui, precisa acontecer para que as lacunas sejam diminuídas”, disse Mattos. 

O executivo também destacou comportamentos importantes que os candidatos e funcionários devem ter. “A gente precisa de pessoas engajadas, que sabem o que querem. Para os jovens que estão entrado no mercado de trabalho, esta questão de saber o que quer, de estar junto para fazer acontecer é muito importante”, disse.

Mogi Conecta Emprego

A Prefeitura de Mogi das Cruzes mantém serviços voltados ao emprego dentro do programa Mogi Conecta, que reúne as iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico, empreendedorismo e empregabilidade. A iniciativa une os serviços da Sala do Empreendedor, do programa Mogi Conecta Emprego, do Banco do Povo, do Polo Digital e da Escola de Empreendedorismo e Inovação.  

Para as pessoas que procuram uma recolocação no mercado de trabalho, querem mudar de carreira, ou simplesmente buscar novos desafios, estão disponíveis, além das opções de busca por novas vagas de emprego, a possibilidade de obter uma orientação profissional que auxilie no processo de decisão. Todos os públicos também terão acesso a qualificações, ofertadas por intermédio dos serviços já existentes na Prefeitura e das parcerias com instituições e iniciativa privada.

As empresas também têm um espaço garantido para completar este tripé da empregabilidade – profissional, qualificação, oportunidade de trabalho – cadastrando suas vagas disponíveis e demandando a seleção de candidatos para os seus quadros de pessoal.

O acesso aos serviços do Mogi Conecta pode ser feito pelo endereço mogiconecta.mogidascruzes.sp.gov.br