Nova etapa da fase de transição do Plano SP começa a valer neste sábado, da 24

Secretaria de Governo

23 de abril de 2021
Mogi das Cruzes lidera geração de empregos no Alto Tietê com saldo de 612 postos de trabalho criados em fevereiro (Divulgação/PMMC)

Com o anúncio da nova etapa da fase de transição do Plano São Paulo, que ocorreu nesta sexta-feira (23/04), Mogi das Cruzes seguirá as medidas definidas pelo Decreto Municipal nº 20.014/2021, de 23 de abril de 2021, que começam a valer neste sábado (24/04). Comércio, atividades religiosas, academias e parques poderão reabrir, respeitando a limitação de público, seguindo o distanciamento social e os protocolos sanitários.

O decreto autoriza a abertura de atividades comerciais (inclusive em shoppings centers, galerias e estabelecimentos do tipo) com capacidade de público de até 25% e/ou distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os consumidores e funcionários. O atendimento presencial ocorrerá entre 11h e 19h e é obrigatório o cumprimento integral dos protocolos sanitários.

Para as atividades religiosas (igrejas e templos), o decreto prevê capacidade de até 25% do número de pessoas autorizado no alvará de funcionamento e/ou distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os frequentadores. Poderão ocorrer atendimentos presenciais individuais e coletivos, com a adoção dos protocolos geral e setorial específicos.

No setor de serviços, os restaurantes e similares poderão operar com capacidade de até 25% e/ou distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os consumidores e funcionários. O consumo local poderá ocorrer das 11h às 15h e das 18h às 22h, com o cumprimento integral dos protocolos sanitários.

Os salões de beleza e barbearias seguem o mesmo regramento, com limite de capacidade de 25% do público e/ou distanciamento de 1,5 metro. O atendimento presencial pode ocorrer entre 11h e 19h, com o cumprimento integral dos protocolos sanitários.

As atividades culturais (eventos, convenções, museus, galerias de arte, bibliotecas, teatros, cinemas, salas de espetáculos, eventos de cultura e entretenimentos) também deverão ocorrer com capacidade de até 25%, distanciamento de 1,5 metro e atendimento presencial das 11h às 19h, com cumprimento integral dos protocolos sanitários.

Parques e academias

As academias de esportes de todas as modalidades e centros de ginástica seguem a regra de capacidade máxima de 25% e/ou distanciamento mínimo de 1,5 metro, com atendimento presencial das 7h às 11h e das 17h às 21h, de segunda à sexta-feira. O atendimento presencial ocorrerá das 6h às 14h aos sábados e domingos, sempre com o cumprimento integral dos protocolos sanitários.

No caso dos Parques da Cidade, Centenário e Leon Feffer, o funcionamento será das 6h às 18h. A limitação de público continua: será de 1,5 mil pessoas, simultaneamente, para os Parques Centenário e Leon Feffer. Para o Parque da Cidade será de 650 pessoas.

No Parque Centenário, os brinquedos e churrasqueiras seguem fechados para o público. Os bebedouros também estarão fechados, por isso a orientação é para que as pessoas tragam água de casa. Já o Parque da Cidade estará aberto para atividades individuais. As quadras esportivas e as churrasqueiras permanecerão fechados ao público.

O Parque Municipal Chiquinho Veríssimo e o Núcleo Ambiental da Ilha Marabá recebem visitas monitoradas, mediante agendamento pelo telefone 4798-5959 e com grupos reduzidos.