Serviços essenciais funcionarão no feriado prolongado do Dia do Servidor e Dia de Finados

Secretaria de Governo

27 de outubro de 2021
Cerca de 100 mil pessoas são esperadas nos cemitérios São Salvador, da Saudade e de Sabaúna, ao longo de todo o feriado em homenagem a Finados (Divulgação/PMMC)

Os cemitérios públicos de Mogi das Cruzes estão prontos para receber a população no Dia de Finados, celebrado na terça-feira (02/11) da semana que vem. Cerca de 100 mil visitantes são esperados, divididos entre os cemitérios da Saudade, São Salvador e Sabaúna.

Nesse dia, o horário das três unidades será especial, com uma hora a mais: o funcionamento será das 8h às 17h30 para visitação.  Contudo, no período de 28/10 a 02/11, o horário se encerra às 16h para marcação de sepultamento. Já para outros serviços administrativos, como consultas, o atendimento vai até 17h.

É importante para quem pretende ir de carro ficar atento ao caminho, já que algumas interdições serão feitas no trânsito da região, para dar mais segurança aos mogianos e facilitar a montagem da estrutura do comércio. Além disso, todos os protocolos sanitários devem ser observados, principalmente o uso de mascaras e o distanciamento físico.

Entre os dias 31/10 e 02/11, haverá a comercialização de velas, flores e alimentos de pronto consumo em frente aos cemitérios São Salvador e da Saudade. No total, 21 empreendedores foram selecionados para este serviço. Para evitar instalação de focos do mosquito transmissor da dengue, não serão vendidos pratos para aparar a água; as embalagens devem ser retiradas dos vasos e jogadas em recipiente adequado.

Afim de dar maior conforto aos visitantes, o prazo para construção, reforma e pintura em sepulturas já foi encerrado; a limpeza nos túmulos pode ser feita diariamente até o dia 30 de outubro.

As sepulturas podem ser localizadas por meio deste link. A consulta é rápida, basta o nome inteiro da pessoa sepultada ser digitado e o sistema informará o local exato. A informação também poderá ser obtida na administração dos cemitérios.

Transporte coletivo

Nesta terça-feira (02/11), o sistema de transporte coletivo terá uma linha especial ligando o bairro de Manoel Ferreira ao cemitério de Taiaçupeba. A medida busca atender a demanda dos moradores deste local. As partidas de Manoel Ferreira serão às 7h30, 9h30, 11h30 e 15h. Já as saídas de Taiaçupeba estão agendadas para 8h30, 10h30, 13h30 e 17h30.

Já as linhas que circulam pelas proximidades dos cemitérios tarão indicação no vidro dianteiro para informar a população. As linhas E102 (Jardim Pavão), C106 (Vila Brasileira), E108 (Jardim Universo), E112 (Vila Cintra), E203 (Conjunto Santo Ângelo), C204 (Jardim Aeroporto III), C205 (Parque São Martinho), C207 (Parque Olímpico),  E208 (Vila São Sebastião) e E209 (Porteira Preta) terão a indicação “via Cemitério da Saudade”, enquanto as linhas C402 (Socorro) e E510 (Cezar de Souza) circularão com os dizerem “via Cemitério São Salvador”. Por fim, a linha C405 (Conjunto Residencial Cocuera) terá a indicação “via Cemitério Parque das Oliveiras”.

Além disso, no período entre 30 de outubro e 2 de novembro, os ônibus das linhas que passam pelas imediações do Cemitério da Saudade terão alterações. A linha E102 utilizará as ruas Padre Eustáquio e Francisco Rodrigues Passos. Já as linhas C204 e E208 terão rua Severo dos Santos como opção para o período.

Abre e fecha

A Prefeitura de Mogi das Cruzes não terá expediente nesta quinta e sexta-feira (28 e 29/10), devido ao Dia do Servidor Público. O mesmo ocorrera na segunda e terça-feira da semana que vem (01 e 02/11), por causa do Dia de Finados. O atendimento à população, dentro das normas estabelecidas para o combate à pandemia do novo coronavírus, voltará ao normal na quarta-feira (03/11). Os serviços essenciais funcionam normalmente todos os dias.

O Mercado Municipal funcionará no sábado (30/10) das 8h às 16h. No domingo (31/10) e na terça-feira (02/11), o funcionamento vai até 12h. Já na segunda (01/11), o fechamento será às 17h. As feiras livres e o Mercado do Produtor terão funcionamento durante todos os dias, de acordo com a programação de locais, também respeitando as determinações de contingência que estão em vigor.

Na área da saúde, o Centro de Referência do Coronavírus, montado no Hospital Municipal, funcionará normalmente durante todo o feriado. A estrutura tem entrada pela rua Gutterman, nº 577, no distrito de Braz Cubas e opera exclusivamente para atendimento de casos suspeitos ou confirmados da Covid-19.

Para outras situações de urgência e emergência, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas do Rodeio (avenida Pedro Romero s/nº); Oropó (avenida Kaoru Hiramatsu, s/nº) e Jundiapeba (rua Francisco Soares Marialva, esquina com Cecília da Rocha) funcionarão de forma ininterrupta.

A unidade 24 horas do Jardim Universo e o Pró-Criança, que fica no Mogilar, também atenderão normalmente a população. Para remoção de pacientes, a Cure 192 trabalhará todos os dias.

Já a vacinação contra a Covid-19 nos dias 29, 30/10 e 1º/11 seguirá conforme os agendamentos online no www.cliquevacina.com.br . O SIS 160 funcionará nos mesmos dias, ficando suspenso apenas nos dias 28, 31/10 e 2/11.

A Guarda Municipal e o Departamento de Fiscalização de Posturas manterão o atendimento ao público pelo telefone 153 para denúncias e reclamações referentes ao descumprimento das medidas de enfrentamento à pandemia, utilização de máscaras e outras legislações municipais, além de casos de urgência e emergência.

A coleta de lixo segue o cronograma normal para cada bairro durante o feriado. Já o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) atenderá emergências como falta de água e vazamentos pelo telefone 115.