Centro e adjacências recebem neste sábado o Cata-Tranqueira noturno

Secretaria de Infraestrutura Urbana

07 de abril de 2022
O Cata-Tranqueira é uma operação realizada ao longo de todo o ano, sempre aos sábados, para recolher e dar a destinação correta a móveis velhos e itens sem serventia

O Centro da cidade e seis bairros adjacentes serão atendidos neste sábado (09/04) pela Operação Cata-Tranqueira. Pelo fato de a região ter alta movimentação durante o dia, a operação, assim como ocorre com a coleta de lixo, será feita no período noturno, a partir das 19 horas. Além no Centro, serão atendidos o Jardim Esplanada, Parque Monte Líbano, Vila Partênio, Jardim Santista, Jardim Avenida e Vila Hélio.

O pedido, portanto, aos moradores desses locais, é para que separem materiais inservíveis e os deixem na frente de suas casas no final da tarde. Isso para evitar que os itens fiquem dispostos no passeio público ao longo de todo o dia.

O Cata-Tranqueira é uma operação realizada ao longo de todo o ano, sempre aos sábados. A cada sábado, são cerca de 10 funcionários atuando. O objetivo é recolher objetos e móveis não mais utilizados pelas pessoas e dar a eles a destinação correta, beneficiando o munícipe que eventualmente tenha dificuldades para fazer o descarte e também contribuindo para o meio ambiente. A operação atende os bairros conforme um cronograma, que fica sempre disponível para consulta no portal da Prefeitura.

A operação também é fundamental para diminuir a possibilidade de alagamentos na cidade, uma vez que, se descartados incorretamente, esses materiais podem ser levados pelas águas da chuva e obstruir o sistema de drenagem da cidade.

Quem tiver pneus para descartar também pode separá-los. Este é um serviço adicional realizado pelas equipes, que ajuda a conter a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya.

As operações Cata-Tranqueira e Cata-Pneus são serviços essenciais prestados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana. Só não são recolhidos lixo doméstico, roupas, restos de construção civil (entulho) e material resultante de poda de árvore ou jardinagem. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-5706.