Como parte do Viva Mogi, Parque Airton Nogueira começa a receber redes de água e esgoto

Secretaria de Infraestrutura Urbana

06 de abril de 2022
Obras de implantação das redes de água e esgoto começaram a ser executadas na avenida Antônio de Almeida, onde será construído o Parque Airton Nogueira (Divulgação/SMIU)

As obras do Parque Airton Nogueira tiveram início na semana passada, com a instalação das redes de água e de esgoto na avenida Antônio de Almeida, no Rodeio. Os dois sistemas serão conectados às respectivas redes, existentes na rotatória do Rodeio. Com investimento de R$ 10.826.671,34, o parque terá 139.478,04 metros quadrados e sua construção faz parte do Programa Viva Mogi.

O parque contará com campo de futebol, quadras de areia, quadra poliesportiva, quadra de tênis, mini quadra de basquete, parcão (espaço destinado a pets), pergolados, Academia da Terceira Idade (ATI), playground, praça de convivência, parkour, paisagismo, drenagem, reservatório de água, pista de caminhada e ciclovia.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes já possui a licença ambiental da Cetesb e aguarda a aprovação do plano de afugentamento de animais. Enquanto isso, a Secretaria de Infraestrutura Urbana vem se concentrando nas obras externas.

O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, explica que as obras estruturantes do Viva Mogi incluem intervenções nas áreas de saneamento ambiental, mobilidade urbana e sustentabilidade, com investimento total de R$ 350 milhões, financiados pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

“A reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto, em Cezar de Souza, já teve início, assim como a construção do Parque Ayrton Nogueira, no Rodeio. A partir de agora veremos na prática o avanço das obras do Viva Mogi. São intervenções de grande porte e que trarão melhorias significativas na qualidade de vida dos mogianos, além de transformações na paisagem urbana de Mogi das Cruzes”, observa.

A obra de ampliação da capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Cezar de Souza, localizada ao lado do Parque Centenário, teve início em março. A secretária-adjunta de Infraestrutura Urbana, Leila Alcântara, explica que, após a conclusão dos estudos geológicos, topográficos e projetos estruturais, a obra foi iniciada com os serviços de fundação. Com investimento de R$ 32.637.774,45, o trabalho permitirá que a estação aumente sua capacidade de tratamento, que passará para 460 litros de esgoto por segundo.

O Consórcio ETE Leste Mogi, formado pelas empresas Azevedo e Travassos e Infracon Engenharia e Comércio, é o responsável pela obra, cujo prazo de execução será de 36 meses. Atualmente funcionários e máquinas trabalham na perfuração, armação e concretagem das estacas da fundação do novo tanque.

O Programa Viva Mogi é uma marca da Prefeitura de Mogi das Cruzes que agrega valores permanentes, como a qualidade de vida da população e a reconexão dos cidadãos com o município. Esses conceitos serão levados para todas as obras estruturantes da cidade, em todos os distritos e bairros, transformando-se em uma marca da administração.

Corredor Nordeste

Outra obra do Programa Viva Mogi está a caminho. A Prefeitura de Mogi das Cruzes receberá, no próximo dia 4 de maio, a partir das 9h30, a documentação das empresas interessadas em participar da concorrência pública internacional para a elaboração do projeto executivo e execução das obras do sistema viário do Corredor Nordeste. O valor estimado do contrato para a execução dos serviços é de R$ 123.676.125,43, com previsão de execução em 36 meses.

O recebimento do envelope relativo à documentação ocorrerá no Departamento de Gestão de Bens e Serviços da Prefeitura (avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 277 – 1º andar). O Corredor Nordeste prevê a execução do trecho entre as avenidas João XXIII e Francisco Rodrigues Filho com a Pedro Romero, incluindo a construção de um viaduto sobre a linha férrea, no distrito de Cezar de Souza.

O secretário Claudio de Faria Rodrigues explica que a nova via deve conectar a avenida Yoshiteru Onishi com a Francisco Rodrigues Filho e também com a João XXIII. Em outro trecho, ligará a mesma avenida Francisco Rodrigues Filho com a Vereador Dante Jordão Stoppa, criando uma nova rota de entrada e saída de Cezar de Souza. O projeto também prevê uma rota mais rápida para acessar a avenida Catarina Carrera Marcatto. Com isso, o trânsito de entrada e saída no distrito, hoje limitado a duas avenidas, será desafogado.