Operação Cata-Tranqueira tem cronograma ampliado para atender todos os bairros

Secretaria de Infraestrutura Urbana

17 de março de 2023

A Operação Cata-Tranqueira, realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, passa a ter o cronograma ampliado para todos os bairros do município a partir desta semana.  Agora, o serviço também será feito em algumas quartas-feiras, conforme o cronograma atualizado disponível para consulta no site da Prefeitura

“Anteriormente, a Operação Cata-Tranqueira era feita apenas aos sábados, mas não atuava em todas as regiões da cidade. Agora, estamos ampliando o serviço para chegar a todos os bairros - para isso, haverá algumas edições às quartas-feiras ao longo do ano. Testamos o modelo este mês e a recepção da população foi positiva. Além do cronograma atualizado no portal da prefeitura, também vamos divulgar toda semana os bairros que serão contemplados, para lembrar os moradores”, orientou o secretário de Infraestrutura Urbana, Alessandro Silveira.

Neste sábado (18), a Operação Cata-Tranqueira vai atender o Conjunto do Bosque, Jardim Santa Tereza, Jardim Esperança e o Jardim Apolo (confira as vias no mapa abaixo). Os moradores destes dois bairros devem deixar nas calçadas em frente de casa os itens que queiram descartar, na noite de hoje (sexta-feira) ou às 7h da manhã do sábado.

A Operação Cata-Tranqueira faz parte do Plano de Zeladoria da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, juntamente com o Programa Cidade Bonita, que é o mutirão de manutenção e zeladoria realizado todas as semanas, com duração média de sete dias, com o objetivo de deixar os bairros da cidade em boas condições ao longo de todo o ano.

A partir de sábado (18), o mutirão vai atuar nos bairros Vila Cardoso, Vila Jundiaí, Vila Bela Flor, Jardim Cambuci, Vila Eugênia, Residencial Mirage, Vila Cintra, Vila Nova Cintra, Jardim Liliana, Jardim Modelo e Jardim Nova Cerejeira (confira no mapa abaixo).

Cata-Tranqueira

A Operação Cata-Tranqueira consiste na recolha semanal por parte das equipes da Secretaria de Infraestrutura Urbana de materiais inservíveis, que a população deseja descartar, em um conjunto pré-determinado de bairros. Para tanto, basta que as pessoas disponham na calçada em frente suas casas os itens que desejam descartar, na noite anterior ou antes das 7h no dia da Operação. Caso a demanda no bairro seja muito grande, os serviços são finalizados durante a semana.

Tudo o que é recolhido pela operação recebe a destinação correta, beneficiando o munícipe que eventualmente tenha dificuldade de levar os materiais inservíveis até o Ecoponto mais próximo, além de contribuir com a preservação do meio ambiente. Pneus também são recolhidos pelas equipes, portanto a Operação Cata-Tranqueira ajuda ainda na contenção da proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A programação do Cata-Tranqueira, assim como a do Cidade Bonita, estão disponíveis para consulta no portal da Prefeitura.