Prefeitura disponibiliza novo aplicativo de celular para pedidos de reparos de luminárias

Secretaria de Infraestrutura Urbana

03 de fevereiro de 2022
Empresa responsável pela manutenção da rede de iluminação foi contratada em novembro de 2021 e está atendendo pedidos feitos pela população (Pedro Chavedar/PMMC)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes disponibilizou um novo aplicativo gratuito para que os cidadãos façam pedidos de manutenção de luminárias pelo celular (clique aqui para baixar). O aplicativo se chama Mogi Iluminada e auxiliará os mogianos a registrarem seus pedidos, que também podem ser feitos pela Ouvidoria (telefone 156, opção 5). As solicitações abertas são direcionadas para a empresa responsável pela manutenção da rede de iluminação.

A secretária-adjunta de Infraestrutura Urbana, Leila Alcântara Galvão, lembra que é muito importante que as pessoas façam o registro das demandas: “A cidade é grande e a participação das pessoas agiliza o andamento dos serviços. Sempre que o cidadão observar uma lâmpada queimada, é importante fazer o pedido de reparo, seja pelo aplicativo ou pela Ouvidoria”, comenta. 

Ela lembra que, pela legislação atual, o município é responsável pela manutenção de luminárias e dos braços de sustentação. Já o fornecimento de energia é feito pela concessionária do setor, no caso a EDP. “Quando algum componente é danificado, como um transformador, por exemplo, a EDP é acionada para providenciar a manutenção”, explica.

No ano passado, a Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou uma licitação pública para a contratação da nova empresa responsável pela manutenção do sistema de iluminação pública da cidade. O processo foi concluído e o contrato com a empresa vencedora foi assinado no dia 16 de novembro de 2021. A ganhadora do certame foi a RM Empreendimentos Eireli, cujo valor global anual é de R$ 6.030.554,98. 

O contrato prevê, além das trocas de lâmpadas, ações como expansão da rede de iluminação, reposição de cabos e outros componentes em casos de furtos – ocorrências que, infelizmente, são muito comuns. As equipes da RM estão trabalhando nas ruas da cidade, desde a data da assinatura do contrato, atendendo as solicitações feitas pela população.

Verão e chuva

Leila Alcântara explica que, durante o verão, com a maior incidência de chuvas, aumenta o volume de pedidos de substituição de luminárias, o que pode causar atrasos pontuais nos reparos. Isso porque a chuva dificulta as ações de manutenção por conta da segurança. Apesar disso, os reparos vêm sendo intensificados dentro da programação de serviços da empresa. “Devido a este aumento de demanda, desde janeiro a empresa dobrou o número de equipes, passando de quatro para oito”, frisou. A rede de iluminação de Mogi das Cruzes possui 45 mil pontos. Em janeiro, segundo a secretária-adjunta, foram atendidas 1,6 mil solicitações.