Sistema de esgotamento sanitário do Botujuru e Cezar de Souza entra em fase de testes

Secretaria de Infraestrutura Urbana

05 de maio de 2022
Botujuru e parte de Cezar de Souza receberam redes de esgoto, estações elevatórias e coletores-tronco (Foto: Guilherme Berti/Arquivo PMMC)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou a fase de testes do sistema de esgotamento sanitário que atenderá o Botujuru e parte de Cezar de Souza. O investimento foi de R$ 37,3 milhões na implantação de 56 quilômetros de redes de esgoto, seis estações elevatórias, 4.000 metros de linhas de recalque (bombeamento) e 4.500 metros de coletores-tronco. A população beneficiada será de 35 mil pessoas (20 mil em Cezar de Souza e 15 mil no Botujuru).

Após a conclusão dos testes, por parte da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, o sistema será gerenciado pelo Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae).

As novas redes, coletores e estações de bombeamento atenderão os bairros do Botujuru, Jardim São Pedro, Vila Nova Aparecida, Jardim das Bandeiras, Granja Anita e região do Conjunto Jefferson. O esgoto coletado nesses loteamentos será enviado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Leste, em Cezar de Souza.

No Conjunto Jefferson, o sistema já está em operação desde 2019, quando o Semae interligou a rede de esgoto, o que possibilitou a desativação da estação de tratamento do bairro – os efluentes passaram a ser enviados para a ETE Leste, com utilização de uma estrutura mais moderna.

ETE
Além da etapa de testes do esgotamento sanitário do Botujuru e parte de Cezar de Souza, a Prefeitura iniciou a ampliação da capacidade da ETE Leste, localizada ao lado do Parque Centenário. Com investimento de R$ 32,6 milhões (financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF), o trabalho permitirá que a estação triplique sua capacidade de tratamento.

A iniciativa faz parte do eixo de saneamento do Programa Viva Mogi – uma marca da Prefeitura de Mogi das Cruzes que agrega valores permanentes, como a qualidade de vida da população e a reconexão dos cidadãos com o município. Esses conceitos serão levados para todas as obras estruturantes da cidade, em todos os distritos e bairros, transformando-se em uma marca da administração.