Avenida João XXIII terá teste de faixa reversível na manhã desta terça-feira

Secretaria de Mobilidade Urbana

28 de março de 2022
Faixa reversível na avenida João XXIII terá teste no trecho entre as proximidades do encontro com a avenida Presidente Castello Branco e a rua Júlio Perotti (Divulgação)

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana realizará nesta terça-feira (29/03) um teste para a operação de faixa reversível na avenida João XXIII, entre o distrito de Cezar de Souza e o Jardim Armênia. A medida será implementada das 7h às 9h, para os veículos que transitam no sentido bairro-centro.

Durante o período de teste, a faixa reversível funcionará no trecho entre as proximidades do encontro da avenida João XXIII com a avenida Presidente Castello Branco até o cruzamento com a rua Júlio Perotti. Equipes técnicas da Secretaria de Mobilidade Urbana e agentes municipais de trânsito acompanharão a operação. Caso sejam detectados problemas, o teste será interrompido.

Na prática, a circulação no sentido bairro-centro do trecho ganhará mais uma faixa, que será operada no sentido oposto da via.

A implantação da faixa reversível será testada dentro das iniciativas que estão sendo adotadas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes para melhoria da circulação de veículos e do transporte coletivo entre a região leste da cidade e o centro, principalmente no período da manhã, quando são verificados problemas de congestionamentos.

Dentro destas ações, duas faixas reversíveis já foram implementadas pela administração municipal. No dia 21 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana iniciou a operação da estrutura na avenida Pedro Romero, entre o distrito de Cezar de Souza e o bairro do Rodeio. A faixa reversível amplia a capacidade de circulação de veículos pela via durante o horário de pico da manhã, ao mesmo tempo em que oferece uma opção para os motoristas que utilizam a avenida Francisco Rodrigues Filho.

Já no dia 21 de março, foi iniciada a operação da faixa reversível na avenida Engenheiro Miguel Gemma, no trecho entre a rua Júlio Perotti e a avenida Santa Rita, também durante o horário de pico da manhã. A estrutura atende os veículos leves que chegam à cidade pela via e tem impacto no volume de veículos que circula pela avenida João XXIII, uma vez que tira parte do fluxo que utilizava a via e que passou a trafegar pela avenida Santa Rita.