Com saldo positivo de geração de empregos, setor de serviços de Mogi das Cruzes é destaque

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

31 de maio de 2023

Mogi das Cruzes fechou o mês de abril com um saldo positivo de 739 postos de trabalho, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Governo Federal, divulgados na tarde desta quarta-feira (31/05). É o melhor saldo mensal registrado em 2023. Como vem ocorrendo nos últimos meses, o setor de serviços foi o destaque com 652 novos postos de trabalho, respondendo por 88% do balanço positivo de abril. O total geral no estoque de empregos no município avançou 0,69% em relação ao mês anterior.

Dentro do setor de serviços, a área de destaque foi a de teleatendimento, com saldo positivo de 275 empregos no mês.

“Mogi das Cruzes é um destino atrativo para investimentos e, criar condições para a geração de novas vagas de trabalho, é uma política pública social que garante dignidade e qualidade de vida de maneira efetiva. Além disso, é uma forma de manter aquecida a economia da nossa cidade, assegurando um desenvolvimento sustentável”, avalia o prefeito Caio Cunha.

“Seguiremos com nossos esforços para manter Mogi das Cruzes nessa tendência crescente de geração de oportunidades. Os resultados recentes confirmam o acerto das políticas adotadas pelo município”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Pedro Komura.

A Prefeitura desenvolve ações para conectar as necessidades de contratação das empresas com a formação de mão de obra, além de promover incentivos fiscais como o Promae e a lei que autoriza a redução de tributos na cidade para empresas que prestam serviços ligados à tecnologia da informação e comunicação.

Além destas ações, para facilitar o acesso dos mogianos às vagas do mercado de trabalho, foi criado o programa Mogi Conecta, que possui unidades localizadas nos terminais Central e Estudantes e no CIC de Jundiapeba.

As estruturas reúnem serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e por parceiros, como as unidades do programa Sebrae Aqui, que ficam no Terminal Central e no CIC. O serviço voltado à empregabilidade também pode ser acessado pela internet, no site mogiconecta.mogidascruzes.sp.gov.br.

Na avaliação da Secretaria de Desenvolvimento, o resultado positivo no setor de serviços é também fruto das ações do município, já que, recentemente, foram criados 600 postos de trabalho depois que a empresa NEO iniciou a operação de um novo call center para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da EDP, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica na região. O processo seletivo foi realizado em parceria com o Programa Mogi Conecta, da Prefeitura.