Intervenção no trânsito busca melhorar a fluidez na Via Perimetral durante a manhã

Secretaria de Mobilidade Urbana

16 de março de 2022

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana realizará nesta sexta-feira (18/03) testes para a melhoria da circulação de veículos no trecho da Via Perimetral próximo ao parque Leon Feffer e ao viaduto Professor Argel Batalha. As medidas serão adotadas entre as 7h e 9h e busca dar mais fluidez ao trânsito de veículos durante o horário de pico da manhã nas avenidas Valentina de Mello Freire Borenstein e David Bobrow.

Durante este período, os motoristas que trafegam pela avenida Valentina de Mello Freire Borenstein no sentido Braz Cubas não poderão seguir em frente pela via e deverão obrigatoriamente acessar a avenida David Bobrow, na rotatória localizada próxima ao parque Leon Feffer. Com isso, o fluxo de veículos vindo da avenida das Orquídeas e do viaduto Professor Argel Batalha que se dirige à região central deixará de sofrer impacto do trânsito da rotatória, evitando congestionamentos.

Os veículos que estão na avenida Valentina de Mello Freire Borenstein e desejarem seguir pela via em direção à passagem em nível deverão acessar a avenida David Bobrow e fazer o retorno na rotatória próxima ao viaduto Professor Argeu Batalha.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana orienta os motoristas a ficarem atentos à sinalização. As mudanças também são informadas ao aplicativo Waze para facilitar o deslocamento das pessoas.

A definição para a realização dos testes foi adotada após levantamentos e estudos desenvolvidos pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, levando em conta a movimentação dos veículos, o impacto da avenida das Orquídeas como corredor de acesso à cidade e a evolução da situação sanitária do país, dentro do enfrentamento à pandemia.

Outros locais

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana também vem realizando testes para melhoria da fluidez do trânsito em outras regiões da cidade. Na manhã desta quarta-feira (16/03), foi realizada a operação de faixa reversível na avenida Engenheiro Miguel Gemma, no trecho entre as avenidas Júlio Perotti e Santa Rita, no Socorro.

Os motoristas de veículos leves que trafegam no sentido bairro-centro da avenida Engenheiro Miguel Gemma poderam continuar na via após o encontro com a avenida Júlio Perotti e chegar à avenida Santa Rita. De lá, eles têma possibilidade de utilizar a via para acessar a avenida Vereador Narciso Yague Guimarães ou seguir para a região central pelo bairro do Socorro.

Já nesta quinta-feira (17/03), a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana fará testes para melhorias para o motorista que estiver na pista sentido bairro-centro da avenida Vereador Narciso Yague Guimarães e deseja acessar a avenida Manoel Bezerra de Lima Filho, em direção à Vila Nova Mogilar. Os motoristas que deixam a Narciso Yague terão acesso livre à direita para acessar a Manoel Bezerra, sem a necessidade de parada, como atualmente.

A medida deverá trazer reflexos positivos para o trânsito de veículos nas duas avenidas, que hoje apresentam períodos de lentidão durante a manhã. Para a operacionalização do acesso livre, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana implantará sinalização com cones para separar as duas faixas da avenida Manoel Bezerra Lima Filho, em direção à região da linha férrea e a praça Kazuo Kimura.

Os dados os testes realizados nesta semana serão analisados pelas equipes técnicas da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. No caso das intervenções no bairro do Socorro, a previsão é que elas sejam adotadas de forma definitiva a partir desta segunda-feira (21/03). Já em Braz Cubas, a implantação deverá ocorrer durante a próxima semana.