Largo do Rosário recebe ação de conscientização para pedestres e motociclistas no Maio Amarelo

Secretaria de Mobilidade Urbana

16 de maio de 2023
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Largo do Rosário receberá nesta quarta e quinta-feira (17 e 18/05) uma ação de conscientização voltada a pedestres e motociclistas, dentro da programação elaborada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana para o Maio Amarelo. O trabalho será realizado em parceria com a concessionária da Honda em Mogi das Cruzes.

A conscientização no Largo do Rosário ocorrerá das 9h às 11h e das 13h às 15h. Durante estes períodos, serão distribuídos materiais informativos para a população, com foco principal no comportamento seguro no trânsito.

“A Prefeitura realiza um acompanhamento contínuo dos dados de acidentes na cidade, com base no Sistema Infosiga, para planejar ações voltadas à educação para o trânsito e segurança viária. Dentro deste trabalho os pedestres e os motociclistas formam um público prioritário de atendimento, buscando diminuir o número de ocorrências, melhorando a conscientização sobre a importância de adotar um comportamento seguro nas vias”, explicou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Caio Luz.

De acordo com os dados do Sistema Infosiga, os motociclistas estão entre os principais envolvidos em ocorrências de trânsito em Mogi das Cruzes. Entre janeiro e março deste ano, foram registrados 70 acidentes envolvendo motociclistas nas vias municipais e um acidente com óbito. 

O secretário lembrou que a administração municipal vem trabalhando para a melhoria da segurança dos motociclistas nas ruas e avenidas de Mogi das Cruzes. Entre as ações estão estudos para a implantação de áreas de espera para motos aguardarem o semáforo em alguns cruzamentos da cidade. O modelo é semelhante ao já utilizado no cruzamento das ruas José Bonifácio com a rua Doutor Deodato Wertheimer.

As ações voltadas a motociclistas também são destaques da programação do Maio Amarelo. No dia 26, será feita uma atividade com orientações e verificação de itens de segurança das motocicletas, na avenida Francisco Ferreira Lopes, 65, na Vila Lavínia. O trabalho também será feito em parceria com a concessionária Honda.

O tema também foi discutido durante o 1º Seminário de Trânsito e Segurança Viária, com a participação de técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), de São Paulo, e especialistas. O evento foi realizado no dia 28 de abril e iniciou a programação do Maio Amarelo na cidade.

A segurança para os motociclistas também é trabalhado com crianças e jovens, na Escola Mirim de Trânsito. Uma atividade prática com instrutores de motos apresentam situações de comportamento correto e incorreto na condução de motos. Entre os temas abordados estão a utilização de equipamento obrigatório, como capacete, o respeito à sinalização de trânsito e às vagas preferenciais.

A programação do Maio Amarelo prossegue em Mogi das Cruzes até o final do mês, com ações voltadas à segurança viária na cidade. As intervenções são voltadas a todas as idades e aos diversos atores que formam o trânsito. Além dos motociclistas, a programação contém atividades para crianças, pedestres, motoristas, funcionários de empresas, estudantes das universidades da cidade e profissionais do transporte coletivo.

Mais informações sobre as ações do Maio Amarelo em Mogi das Cruzes podem ser obtidas pelo telefone 4798-6783.