Maio Amarelo começa com palestras, atividades da Escola Mirim de Trânsito e iluminação de prédios

Secretaria de Mobilidade Urbana

02 de maio de 2023
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Maio Amarelo em Mogi das Cruzes terá uma série de ações voltadas à educação para o trânsito e promoção da segurança viária, promovidas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. A programação começa nesta semana, com palestras, atividades da Escola Mirim de Trânsito e a iluminação de prédios públicos.

Nesta terça-feira (02/05), as atividades preveem uma palestra para operadores do sistema de transporte coletivo sobre o atendimento a pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). A ação ocorrerá na garagem da concessionária Princesa, com os funcionários da empresa.

“O Maio Amarelo busca unir toda a população em torno da importância de um trânsito mais seguro e humano. Para isso, serão realizadas ações voltadas aos diversos setores que participam do trânsito, como condutores do transporte coletivo, pedestres, motoristas”, disse Caio Luz.

Também nesta terça-feira, está prevista a iluminação de prédios públicos com a cor amarela, em alusão ao Maio Amarelo. Ônibus do sistema municipal de transporte coletivo também receberão um laço amarelo, lembrando a importância do comportamento seguro no trânsito.

A programação em Mogi das Cruzes continua nesta quarta e quinta-feira (03 e 04/05), com os alunos da escola municipal Monteiro Lobato participando de atividades da Escola Mirim de Trânsito. A ação ocorrerá na sede do Departamento de Educação para o Trânsito, no distrito de Cezar de Souza. As crianças participarão de atividades práticas e teóricas sobre comportamento seguro no trânsito.

Já na sexta-feira (05/05), será realizada uma palestra sobre educação para o trânsito na Congregação das Irmãs Ursulinas da Sagrada Família, para crianças e jovens que participam do Projeto Santo Ângelo. A expectativa é atender cerca de 150 participantes.

As ações do Maio Amarelo em Mogi das Cruzes foram lançadas na última sexta-feira (28/04), durante o 1º Simpósio de Trânsito e Segurança Viária, realizado no Cemforpe e que contou com palestras de especialistas de destaque no país, que apresentaram e discutiram algumas das mais recentes e modernas práticas no trabalho para tornar as ruas, avenidas e estradas mais humanas e seguras.

Durante todo o mês de maio serão realizadas diversas ações voltadas à Educação para o Trânsito. Entre os destaques está o 3º Concurso de Mobilidade e Educação, promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O tema deste ano é “Caminho para o futuro”. Também estão previstas atividades voltadas à segurança dos pedestres na região central da cidade, edições da Escola Mirim de Trânsito, palestras com operadores do sistema de transporte coletivo e ações junto às universidades. Os painéis de mensagens variáveis (PMV) também trarão informações sobre segurança no trânsito.

Mais informações sobre as ações do Maio Amarelo em Mogi das Cruzes podem ser obtidas pelo telefone 4798-6783.