Novo Horizonte recebe ações de educação para o trânsito dentro do Plano de Bairro

Secretaria de Mobilidade Urbana

14 de março de 2023

O Residencial Novo Horizonte está recebendo, durante o mês de março, ações voltadas à educação para o trânsito e segurança viária, promovidas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. O trabalho compreende atividades teóricas e práticas, com ações para crianças, adolescentes e idosos, e faz parte das ações de entrega do Plano de Bairro, coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica.

A temática de educação para o trânsito foi discutida com a comunidade para a realização do Plano de Bairro e passou a fazer parte da iniciativa que atende a população do Residencial Novo Horizonte a partir do Projeto Educação para o Trânsito e Valorização da Vida. A realização da iniciativa no bairro durante o mês de maio é uma entrega da administração aos moradores.

A sequência de ações foi iniciada na última quinta-feira (09/03), com as crianças da Creche Raio de Luz e do CEIM Alcides de Vicente. Os alunos receberam orientações em palestras e participaram de atividades na pista da Escola Mirim Itinerante, em que eles percorrem o circuito com bicicletas e passam por semáforo, faixa para pedestres, entre outros equipamentos comuns no trânsito da cidade.

O trabalho continuará nos dias 16, 23 e 30 de março e também atenderá adolescentes e idosos do projeto Acelera Jovem. A estimativa é de atender cerca de 300 pessoas durante o mês.

O Projeto Educação para o Trânsito e Valorização da Vida foi criado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana para ser levado aos bairros de Mogi das Cruzes, principalmente os mais afastados da região central. Ele tem o objetivo de ampliar o repertório das comunidades e resgatar o sentimento de pertencimento, mostrando a importância do cumprimento às regras, exercendo o direito à cidadania.

No Residencial Novo Horizonte, o trabalho voltado à educação para o trânsito complementa outras ações da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. Recentemente, o bairro recebeu ações de revitalização da sinalização horizontal de trânsito e de placas. As intervenções beneficiaram 12 ruas e compreenderam a pintura de faixas de pedestre, de guias, de indicações de parada, de faixas de retenção e de lombadas.

O Residencial Novo Horizonte serve como piloto para Plano Bairro da Prefeitura de Mogi das Cruzes, coordenado pela  Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica em conjunto com a Secretaria Municipal de Urbanismo. Desde o ano passado, a região vem recebendo uma série de ações de zeladoria, melhoria de espaços públicos, assistência social, meio ambiente e cultura. O objetivo é, em conjunto com a comunidade, construir o bairro que os moradores desejam para viver.