Prefeito Caio Cunha inaugura novo Espaço de Educação de Trânsito e Segurança Viária

Secretaria de Mobilidade Urbana

02 de maio de 2022
Crianças recebem informações teóricas com apoio de cartilhas e aprendem sobre a legislação de forma lúdica e agradável (Pedro Chavedar/PMMC)

O prefeito Caio Cunha inaugurou, na manhã desta segunda-feira (02/05), o novo Espaço de Educação de Trânsito e Segurança Viária, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana que funciona em Cezar de Souza (rua Alcides da Silva, 349) e vai levar formação e educação para crianças, jovens e adultos. A entrega do equipamento faz parte das ações do Maio Amarelo, um mês dedicado à conscientização da população sobre a importância do respeito às leis de trânsito com o objetivo de aumentar a segurança viária.

“Entregamos hoje um novo equipamento para Mogi. Um espaço para educação e conscientização no trânsito, para ensinar desde cedo aos futuros motoristas da nossa cidade, a importância de dirigir com segurança”, afirmou Caio Cunha. “Nossos alunos municipais terão oficialmente na grade escolar, aulas sobre trânsito, que serão aplicadas de forma teórica e prática, com simulações e situações lúdicas. Queremos uma cidade segura para pedestres, ciclistas e motoristas, e isso começa com o respeito ao próximo, informação e consciência”, completou.

Compareceram o presidente da Câmara, Marcos Furlan, e os vereadores Edson Alexandre Pereira, Osvaldo Antonio da Silva, Malu Fernandes, Maurino José da Silva, Juliano Botelho, Carlos Lukareski, Eduardo Ota, Vitor Emori, Johnross Jones Lima, Pedro Komura e José Luiz Furtado, além de representantes da Polícia Militar, Observatório Nacional de Segurança Viária, DER, Corpo de Bombeiros, Ecopistas, empresas de ônibus, sindicatos dos motoristas rodoviários e taxistas.

A secretária municipal de Mobilidade Urbana, Cristiane Ayres, explica que o novo Espaço de Educação de Trânsito receberá alunos de todas as faixas etárias para que tomem contato com os princípios da legislação de trânsito. O equipamento conta com salas para crianças e adultos, além de cartilhas de orientação e uma pista em que vários aspectos da segurança viária são abordados de forma prática, com o uso de cores e sinais.

Ela lembra que o Código de Trânsito prevê, em seu artigo 76, que a educação de trânsito deve ser promovida desde a pré-escola, incluindo o 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas: “Estamos cumprindo essa missão e trabalhando na formação de cidadãos conscientes e aptos a respeitarem as leis do trânsito, demonstrando um comportamento solidário, o que contribui para reduzir as ocorrências de trânsito e suas consequências para toda a sociedade”, observa.

Programação

A programação desta terça-feira (3/5) prevê, às 10 horas, a ação “Motociclista Seguro em parceria com a Ecopistas”, que ocorrerá no início da Rodovia Pedro Eroles (Mogi-Dutra) e contará com a participação de técnicos da Ecopistas, Corpo de Bombeiros e agentes de trânsito.

Na quarta-feira (4/5), das 10h às 12h e das 14h às 16h, haverá distribuição de material educativo (QRcode do Código de Trânsito Brasileiro) no Centro da cidade. Já na quinta-feira (5/5), às 9h30, será realizada a ação “Escola Mirim para a Pessoa com Deficiência e Familiares”, no Ginário de Paradesporto. Na sexta-feira (6/5), das 9h às 12h, ocorrerá a Operação Direção Segura Integrada Municipal, com a participação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Detran.

Mais informações sobre o Polo de Educação de Trânsito pode ser obtidas pelo telefone 4798-6783 ou pelo e-mail educacaoparaotransito@mogidascruzes.sp.gov.br.