Prefeitura apresenta 34 novos ônibus e anuncia início do projeto piloto do Pronto! para domingo

Secretaria de Mobilidade Urbana

28 de março de 2022
Foram apresentados 34 novos ônibus do sistema de transporte coletivo, com destaque para os da nova Linha Expressa (laranja) e do Circular Saúde (azul) (Pedro Chavedar/PMMC)

O prefeito Caio Cunha participou, na manhã desta segunda-feira (28/03), da entrega de 34 novos ônibus, dentro das ações de implantação do Pronto!. Durante a cerimônia, realizada na avenida Cívica, ele anunciou o início do projeto piloto do novo sistema de transporte de Mogi das Cruzes para este domingo (03/04).

“Estamos entregando 34 novos ônibus e lançando o sistema Pronto!, que tem novidades. Teremos dois novos modelos de ônibus, o laranja, que fará a linha expressa entre os terminais, e o azul, que fará o atendimento dos locais de atendimento de saúde. E no próximo domingo, dia 3, começa o projeto piloto em Biritiba Ussú e no Cocuera”, anunciou Caio Cunha.

No projeto piloto, as linhas C404 (Conjunto Residencial Toyama) e C405 (Conjunto Residencial Cocuera) deixarão de ter ponto final no Terminal Central e passarão para o Terminal Estudantes. Já as linhas E392 (Manoel Ferreira) e E393 (Biritiba Ussú via Boa Vista) passarão do Terminal Estudantes para o Terminal Central. A estimativa é que estas mudanças tornem as viagens entre 15 e 19 minutos mais rápidas em cada sentido – do centro para o bairro e vice-versa. Com isso, será possível a ampliação no atendimento nas duas regiões.

“Todo o projeto foi feito junto com a comunidade, com discussões sobre qual é o melhor trajeto, o que as linhas estavam precisando, os melhores horários. Isso é fruto de muito trabalho e de muita inteligência aplicada no trânsito e no transporte”, afirmou o prefeito, que estava acompanhado pelos vereadores Carlos Lucarefski e Edson Alexandre Pereira, o Edinho do Salão.

A principal novidade do novo sistema Pronto! é a diminuição de circulação dos ônibus na região central de Mogi das Cruzes, com as linhas passando a ter ponto final nos terminais mais próximos de suas regiões. Esta medida garante viagens mais rápidas, uma vez que não haverá a interferência do trânsito pesado do Centro nos trajetos, e a possibilidade da criação de mais horários para o atendimento nos bairros.

Para ligar os dois terminais e atender a região central, estão sendo criadas três linhas circulares e uma linha expressa, que farão a integração gratuita com as demais linhas do sistema de transporte, com a utilização do Cartão Pronto!. A Linha Expressa terá identificação laranja e vai unir os dois terminais sem paradas no caminho, no mesmo modelo do metrô. A previsão é que esta linha tenha intervalos de cinco minutos entre os ônibus.

Já o Circular Saúde terá cor azul e passará pelos principais locais de atendimento médico de Mogi das Cruzes, como o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, o Pró-Mulher, o Pró-Criança, entre outros. Por fim, o Circular Centro e o Circular Centro via Rua Ipiranga vão atender os pontos na Região Central e deverão ser usados pelos passageiros que têm interesse em desembarcar entre os Terminais Central e Estudantes.

Novos ônibus

Na cerimônia desta segunda-feira, foram entregues 24 ônibus da empresa Mogi Mob e 10 ônibus da empresa Princesa, que substituirão veículos mais antigos. Os ônibus já estão no novo padrão do transporte coletivo de Mogi das Cruzes e a novidade é que também foram apresentados os veículos que farão as linhas Circular Expresso, que tem a cor laranja, e Circular Saúde, com destaque na cor azul, que farão parte do novo desenho do transporte da cidade.

“A entrega dos novos ônibus é parte destas ações para trazer mais conforto e um melhor serviço para a população, já que eles têm menos problemas de manutenção e mais eficiência. Também tem um papel de sustentabilidade porque estes novos veículos têm uma emissão de poluentes muito menor”, destacou Caio Cunha.

Até o final de abril, mais 34 ônibus da empresa Princesa serão apresentados para completar a renovação da frota do transporte coletivo. Com isso, a idade média do sistema passará a ser de um ano e dez meses, uma das mais baixas do país.

Todos os novos ônibus possuem sinal de wi-fi, tomadas para entrada de cabo USB nas poltronas, banco para obesos e para idosos, além de espaços para cadeirantes e cão guia.

Cartão Pronto!

O prefeito Caio Cunha também apresentou o Cartão Pronto!, que passará a ser utilizado no novo sistema de transporte coletivo e fará parte da nova integração que será implantada pela Prefeitura, com novidades e melhoria para os passageiros.

“Os passageiros vão poder fazer a integração gratuita com qualquer linha da cidade, no prazo de 1h30min. Será uma integração total. Isso não acontecia porque hoje os passageiros só podem integrar com linhas de outras regiões da cidade”, explicou o prefeito.

A princípio, a nova integração será válida para as linhas das regiões participantes do projeto piloto, mas será ampliada gradativamente para outras regiões da cidade.

O Cartão Pronto! também traz novas funcionalidades, como um QR Code que direciona para a página da secretaria com os horários de todas as linhas e marca o início desta nova fase do transporte coletivo de Mogi das Cruzes.

O novo cartão está à disposição dos passageiros nos pontos de venda da Mogi Passes nos terminais e em quiosques montados pela empresa.