Programação do Maio Amarelo em Mogi das Cruzes será lançada nesta segunda-feira

Secretaria de Mobilidade Urbana

29 de abril de 2022
Edições da Operação Direção Segura Integrada Municipal e distribuição de materiais educativos são ações programadas para o Maio Amarelo em Mogi das Cruzes (Divulgação)

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana inicia nesta segunda-feira (02/05), às 9 horas, as atividades do movimento Maio Amarelo em Mogi das Cruzes. Neste ano, a ação tem como tema “Juntos Salvamos Vidas”. Durante todo o mês, serão realizadas ações voltadas à educação para o trânsito, à conscientização da população e à segurança viária.

O lançamento da programação será realizado no novo espaço da Prefeitura de Mogi das Cruzes voltado a ações de educação para o trânsito, no distrito de Cezar de Souza. A adaptação do prédio já foi concluída e possibilitará a realização de atividades durante todo o ano, para diversos públicos, desde crianças até condutores de todos os tipos de veículos.

A nova estrutura contará com circuito do trânsito, sala de artes para as crianças, onde serão desenvolvidas atividades com o tema mobilidade e segurança viária, contação de história e paródias. As crianças também trabalharão com materiais reciclados. Também haverá uma sala de aula para cursos e palestras aos adolescentes, jovens e adultos. O local ainda receberá o Observatório Municipal de Segurança Viária que cuidará das questões de acidentalidades, com acompanhamento dos sinistros, verificando a questão de sinalização, da prevenção e dos custos.

No futuro, o espaço também deverá receber cursos práticos de motofrete e de pilotagem segura.

Além da entrega da nova estrutura de ações de educação para o trânsito, o Maio Amarelo terá uma extensa programação em Mogi das Cruzes. A partir de segunda-feira, prédios públicos e privados serão iluminados com a cor amarela, além da implantação de faixas em pontos estratégicos e mensagens em ônibus do sistema municipal de transporte coletivo.

Também estão previstas na programação, que será realizada durante todo o mês, atividades de pilotagem segura de motocicletas, ações de orientação e distribuição de material educativo, palestras, workshop com ciclistas e edições da Operação Direção Segura Integrada Municipal (ODSI) , uma atividade integrada de conscientização e fiscalização, com a participação de equipes da  Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, do Detran, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Outro destaque da programação será a premiação do 2º Concurso Mobilidade e Educação, voltado para alunos das redes municipal, estadual e particular. O evento está previsto para o dia 27 de maio. Neste ano, o tema é “Vá de bike com segurança”.

O concurso tem como objetivo incentivar a criação de material educativo, com a participação dos estudantes, a fim de que os alunos possam assimilar conceitos relacionados à mobilidade, sustentabilidade, segurança, acessibilidade, inclusão social e cidadania. Os trabalhos são divididos em diferentes categorias, de acordo com a idade dos participantes e os anos que eles estão cursando. Os melhores colocados recebem prêmios.

O novo espaço da Prefeitura de Mogi das Cruzes voltado a ações de educação para o trânsito fica na avenida Alcides da Silva, 349 – Cezar de Souza. Mais informações sobre as atividades desenvolvidas pela administração municipal na área podem ser obtidas pelo telefone 4798-5142.