Recuperação da estrada do Taboão é entregue e pavimentação da Volta Fria avança

Secretaria de Mobilidade Urbana

21 de março de 2023
facebook whatsapp
Acessibilidade

As obras de recuperação da estrada do Taboão foram oficialmente entregues na manhã desta terça-feira (21/03), em uma solenidade que contou com a presença do prefeito Caio Cunha e do engenheiro fiscal do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Bruno Perosso. As autoridades também vistoriaram a estrada da Volta Fria, que está recebendo serviços de pavimentação e melhoria do tráfego.

Os trabalhos realizados pelo DER compreenderam a recuperação funcional de 20 quilômetros da estrada do Taboão, entre o encontro com a rodovia Mogi-Dutra e o município de Santa Isabel. Os serviços compreendem recapeamento da estrada, reparos na estrutura, restauração do sistema de drenagem e melhorias na sinalização. O investimento nas obras é R$ 16.742.503,87.

“Estamos viabilizando o desenvolvimento de Mogi das Cruzes. Há pouco tempo, não tínhamos esta estrada em boas condições e a partir de agora, com a estrada recuperada, as condições são mais favoráveis para que mais empregos sejam gerados, para que a produção seja escoada com mais agilidade, hoje entregamos mais condições para novos investimentos. Agradeço ao DER pelas obras e às empresas da Agestab por esperarem e pela garra de empreenderem”, destacou o prefeito Caio Cunha.

Ele lembrou ainda que a Prefeitura vem investindo na melhoria da infraestrutura viária em diversas regiões da cidade, com o programa Nova Mogi Pavimentação. “Hoje, temos o maior programa de recape da história de Mogi das Cruzes, o que dá condições de desenvolvimento, aumento de receita e oportunidades”, completou.

As discussões para a recuperação da estrada do Taboão começaram em fevereiro de 2021, com uma reunião entre o prefeito Caio Cunha e representantes do DER. Os trabalhos de recuperação foram iniciadas em novembro de 2021 e foram concluídos no início deste ano.

Além dos serviços realizados pelo DER, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana complementou a sinalização em toda a extensão da via, sob jurisdição de Mogi das Cruzes. A via também recebeu a implantação de lombadas em locais apontados como mais críticos.

Também participaram da cerimônia, a vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler, os secretários municipais de Mobilidade Urbana, Cristiane Ayres, de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Pedro Komura, e de Infraestrutura Urbana, Alessandro Silveira, o presidente da Câmara Municipal, Marcos Furlan, os vereadores Gustavo Siqueira, Johnross Jones, Carlos Lucarefski, Edson Alexandre Pereira e Vitor Emori, o representante da  Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão, Melchor Simão Barbosa, do presidente da Associação Cultural e Agrícola do Itapeti, Daniel Haga, além de representantes da comunidade.

Volta Fria

Após  a cerimônia de entrega das obras da estrada do Taboão, o prefeito Caio Cunha e os representantes do DER fizeram uma vistoria na estrada da Volta Fria, que está recebendo serviços de pavimentação e recuperação. Os trabalhos, que estão  sendo executados pelo departamento estadual, compreendem 11,66 quilômetros, entre a Via Perimetral e a avenida Guilherme George, em Jundiapeba. A previsão que os trabalhos sejam entregues em julho.

“Estamos executando a parte da drenagem e pavimentação da via. Temos a drenagem profunda e superficial e duas camadas de asfalto. Hoje, está sendo aplicada a primeira camada para depois vir a capa final. Posteriormente, será feita toda a parte de sinalização horizontal e vertical de trânsito, inclusive com a implantação de algumas lombadas que a Prefeitura solicitou para nós”, explicou o engenheiro fiscal do DER, Bruno Perosso.

A estrada da Volta Fria está recebendo pavimentação e o projeto também prevê a construção de uma nova ponte sobre o rio Tietê, que substituirá a atual, que é de madeira e permite apenas a passagem de um veículo por vez. O investimento total previsto, somando pavimentação e a nova ponte, é de R$ 42 milhões. 

“O asfaltamento da estrada da Volta Fria é uma necessidade antiga da população que está se tornando realidade e trará mais respeito e dignidade a quem vive nesta região. Os moradores não terão mais que conviver com a poeira em dias de sol ou com a lama nos períodos de chuvas”, afirmou Caio Cunha.

O prefeito lembrou ainda que, com as obras de recuperação, a estrada da Volta Fria deverá se tornar uma nova opção de ligação para as pessoas que trafegam entre a região central e o distrito de Jundiapeba. “Isso trará melhorias para a mobilidade urbana da cidade, criando uma nova opção de deslocamento para os motoristas e também beneficiando o transporte coletivo”, completou.