Recuperação da estrada do Taboão é entregue e pavimentação da Volta Fria avança

Secretaria de Mobilidade Urbana

21 de março de 2023

As obras de recuperação da estrada do Taboão foram oficialmente entregues na manhã desta terça-feira (21/03), em uma solenidade que contou com a presença do prefeito Caio Cunha e do engenheiro fiscal do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Bruno Perosso. As autoridades também vistoriaram a estrada da Volta Fria, que está recebendo serviços de pavimentação e melhoria do tráfego.

Os trabalhos realizados pelo DER compreenderam a recuperação funcional de 20 quilômetros da estrada do Taboão, entre o encontro com a rodovia Mogi-Dutra e o município de Santa Isabel. Os serviços compreendem recapeamento da estrada, reparos na estrutura, restauração do sistema de drenagem e melhorias na sinalização. O investimento nas obras é R$ 16.742.503,87.

“Estamos viabilizando o desenvolvimento de Mogi das Cruzes. Há pouco tempo, não tínhamos esta estrada em boas condições e a partir de agora, com a estrada recuperada, as condições são mais favoráveis para que mais empregos sejam gerados, para que a produção seja escoada com mais agilidade, hoje entregamos mais condições para novos investimentos. Agradeço ao DER pelas obras e às empresas da Agestab por esperarem e pela garra de empreenderem”, destacou o prefeito Caio Cunha.

Ele lembrou ainda que a Prefeitura vem investindo na melhoria da infraestrutura viária em diversas regiões da cidade, com o programa Nova Mogi Pavimentação. “Hoje, temos o maior programa de recape da história de Mogi das Cruzes, o que dá condições de desenvolvimento, aumento de receita e oportunidades”, completou.

As discussões para a recuperação da estrada do Taboão começaram em fevereiro de 2021, com uma reunião entre o prefeito Caio Cunha e representantes do DER. Os trabalhos de recuperação foram iniciadas em novembro de 2021 e foram concluídos no início deste ano.

Além dos serviços realizados pelo DER, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana complementou a sinalização em toda a extensão da via, sob jurisdição de Mogi das Cruzes. A via também recebeu a implantação de lombadas em locais apontados como mais críticos.

Também participaram da cerimônia, a vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler, os secretários municipais de Mobilidade Urbana, Cristiane Ayres, de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Pedro Komura, e de Infraestrutura Urbana, Alessandro Silveira, o presidente da Câmara Municipal, Marcos Furlan, os vereadores Gustavo Siqueira, Johnross Jones, Carlos Lucarefski, Edson Alexandre Pereira e Vitor Emori, o representante da  Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão, Melchor Simão Barbosa, do presidente da Associação Cultural e Agrícola do Itapeti, Daniel Haga, além de representantes da comunidade.

Volta Fria

Após  a cerimônia de entrega das obras da estrada do Taboão, o prefeito Caio Cunha e os representantes do DER fizeram uma vistoria na estrada da Volta Fria, que está recebendo serviços de pavimentação e recuperação. Os trabalhos, que estão  sendo executados pelo departamento estadual, compreendem 11,66 quilômetros, entre a Via Perimetral e a avenida Guilherme George, em Jundiapeba. A previsão que os trabalhos sejam entregues em julho.

“Estamos executando a parte da drenagem e pavimentação da via. Temos a drenagem profunda e superficial e duas camadas de asfalto. Hoje, está sendo aplicada a primeira camada para depois vir a capa final. Posteriormente, será feita toda a parte de sinalização horizontal e vertical de trânsito, inclusive com a implantação de algumas lombadas que a Prefeitura solicitou para nós”, explicou o engenheiro fiscal do DER, Bruno Perosso.

A estrada da Volta Fria está recebendo pavimentação e o projeto também prevê a construção de uma nova ponte sobre o rio Tietê, que substituirá a atual, que é de madeira e permite apenas a passagem de um veículo por vez. O investimento total previsto, somando pavimentação e a nova ponte, é de R$ 42 milhões.

“O asfaltamento da estrada da Volta Fria é uma necessidade antiga da população que está se tornando realidade e trará mais respeito e dignidade a quem vive nesta região. Os moradores não terão mais que conviver com a poeira em dias de sol ou com a lama nos períodos de chuvas”, afirmou Caio Cunha.

O prefeito lembrou ainda que, com as obras de recuperação, a estrada da Volta Fria deverá se tornar uma nova opção de ligação para as pessoas que trafegam entre a região central e o distrito de Jundiapeba. “Isso trará melhorias para a mobilidade urbana da cidade, criando uma nova opção de deslocamento para os motoristas e também beneficiando o transporte coletivo”, completou.